TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência urbana

Por:   •  21/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 6

 CENTRO TERRITORIAL

DE EDUCAÇÃO DO

BAIXO SUL

VIOLÊNCIA URBANA NO MUNICÍPIO DE

GANDU

JONE DA SILVA COUTINHO

TAILANE SANTANA DOS SANTOS

GANDU

2016

PROJETO DE PESQUISA

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO DO BAIXO SUL

JONE DA SILVA COUTINHO

TAILANE SANTANA DOS SANTOS

VIOLÊNCIA URBANA NO MUNICÍPIO DE GANDU

PROJETO DE PESQUISA apresentado ao Curso de Análises Clínicas, 3° ano, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Violência urbana no município de Gandu.

Orientador: Prof° Wendel Reis

GANDU

2016

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................4 e 5

2- JUSTIFICATIVA.......................................................................6

3- OBJETIVOS.............................................................................7

4- METODOLOGIA......................................................................8

5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................9 e 10

6- CRONOGRAMA.......................................................................11


4

 1-INTRODUÇÃO              

   A Violência urbana é atualmente, um dos temas de grande foco na mídia diariamente, nos telejornais, notícias sobre violência têm causado espanto nas pessoas com o grande número de homicídios, assaltos e estupro, até mesmo ao andarmos nas ruas ou nas conversas de grupos de Whatsapp o assunto está relacionado a crimes e fatos delituosos. A Pobreza e a desigualdade social são apontadas como fatores que se estimulam a violência e a criminalidade; de fato jovens moradores de comunidades carentes são influenciados pelos traficantes, e vêem no mundo criminal uma opção de vida ‘melhor’.  Em cidades pequenas, como no município de Gandu, Estado da Bahia, o índice de jovens Infratores tem assustado a população, onde adolescentes entre 13 e 16 anos tem envolvimento com as drogas e porte de arma ilegal; isso é preocupante já que a juventude é o futuro dessa nação.

   As oportunidades estão por aí nas escolas, para um verdadeiro crescimento social, mas esses jovens preferem ganhar a vida de modo fácil, sem trabalhar, ou estudar. O que tem levado o alto índice de violência por jovens, em Gandu?

   Como foi dito anteriormente, a criminalidade para os adolescentes é vista como uma melhor qualidade de vida, sem esforços em pouco espaço de tempo para conseguir os desejados bens materiais.

   Além de adquirir status, ser temido e respeitado pela sociedade. Entre os motivos, é claro destacar a demonstração de poder ao aniquilar seu inimigo.  

5  

O governo falha com a precária educação pública, e com as punições ‘leves’ para menores infratores, pois esses cometedor de delitos estão isento as penalidades mais severas e critica. Os mesmos não respondem aos crimes cometidos como um adulto responderia sendo, assim, os adolescentes criminosos são destemidos a praticar seus atos de violência.

   Objetivo deste projeto é estabelecer a sociedade  o grau de gravidade do tema exposto, pois estamos perdendo nossos jovens para o mundo de drogas. É difícil falar em liberdade no mundo como hoje, onde o terror e o pânico geram insegurança e insatisfação na comunidade Ganduense. Requer mais segurança, medidas drásticas e punições para aqueles que terão nosso sossego.


6

2- JUSTIFICATIVA                  

   A comunidade Ganduense, cada vez mais vem sofrendo com a violência urbana. O descaso na segurança pública e a ineficiência do setor prisional privatizam as pessoas a saírem de casa durante a noite, fazendo-a refém domiciliar, por medo de ser assaltado, medo de ser estuprada ou ainda pior, medo de morrer inocentemente.

   A realização desta pesquisa é, discutir o horror que a violência tem causado nos moradores do município e também nas cidades vizinhas.

   Esse fato nos levou a buscar alternativas, através de pesquisas para compreender os possíveis motivos que a podem contribuir para o avanço da violência por adolescentes nos centros urbanos.

   A mudança de quadro como esse depende da boa vontade do poder público em programas sociais, e também na reforma do setor da justiça, nas punições para os jovens infratores.

   Portanto, cabe ao estado tomar medidas cabíveis para atender a sociedade vítima da violência urbana.

             

         


7

3- OBEJETIVOS              

  • Objetivo Geral: 
  • Compreender quais fatores tem contribuído para o alto índice de violência por adolescentes (jovens) em Gandu-BA.
  • Objetivos Específicos:
  • Analisar se os vícios químicos têm influência nos atos criminosos.
  • Identificar o tipo de violência praticada por esses jovens.
  • Verificar se a atitude judicial tem influência na violência por causa da baixa penalidade para menores infratores.
  • Levantar dados junto a Secretaria de Segurança Pública sobre os crimes cometidos por jovens no município de Gandu.
  • Classificar os crimes de acordo a sua natureza.


8

 4- METODOLOGIA          

                   

   Buscando atingir o objetivo da pesquisa, onde será utilizado o método qualitativo, explicativo e descritivo, baseado em pesquisas, análises cotidianas e entrevistas com a população local afim de coletar dados e informações sobre o tema presente: “ Violência urbana no Município de Gandu-BA” para buscar uma resposta ou solução do problema em questão. “O que tem levado os jovens (adolescentes) ao alto índice de violência em Gandu-BA”, Buscar preliminares de como tem ocorrido as práticas de violência e os fatores que tem como influência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com