TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão do autor sobre as paradas LGBT no Brasil e comparação com Portugal

Por:   •  27/11/2018  •  Artigo  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Visão do autor sobre as paradas LGBT no Brasil e comparação com Portugal.

Enquanto Portugal tem uma das menores paradas, o Brasil possui uma das maiores do mundo. Na opinião do autor isto provém do diferente sistema político. O sistema parlamentar português é de uma só câmara, onde existe disciplina entre os diferentes deputados dos vários partidos. Logo, a posição desse partido será estabelecida no ato eleitoral. Já no Brasil, existem duas câmaras partidárias o que origina indisciplina e problemas políticos.

Outro problema reside na religião. O Brasil é afetado por uma pressão evangélica, coisa que não acontece em Portugal, onde a religião já não tem papel na vida social.

Outro fator importante é a dimensão do Brasil, que se divide em estados com sociologias diferentes, o que permite que haja diferentes decisões em relação à questão LGBT, que é normalmente fragmentária, dado que não existe unicidade de uma lei.

O único fator que favorece o Brasil neste aspeto, é o facto de já ter dado um salto psicológico e ser mais dinâmico que Portugal. Ou seja, é uma sociedade mais ativa e que reivindica os seus direitos. Em Portugal são muito poucas as pessoas que participam nas paradas e é preciso a tal força social para que os acordos escritos sejam realizados.

Uma das coisas mais importantes que aconteceu em Portugal foi a revolução, que acabou com o conservadorismo de costumes, e todo o tipo de discriminação passou a ser censurada. Somos no fim de contas um país liberal ao contrário do que se pensa pelas pessoas exteriores ao país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (25.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com