TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedro I do Brasil e IV de Portugal

Artigo: Pedro I do Brasil e IV de Portugal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal (nome completo: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon; Queluz, 12 de outubro de 1798 — Queluz, 24 de setembro de 1834) foi o primeiro imperador do Brasil (de 1822 a 1831) e 28º rei de Portugal (durante sete dias de 1826).

Recebeu os títulos de infante, grão-prior do Crato, príncipe da Beira, príncipe do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, príncipe regente do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves além de primeiro imperador do Brasil, como D. Pedro I, de 12 de outubro de 1822 a 7 de abril de 1831, e ainda 28º rei de Portugal (título herdado de seu pai, D. João VI), durante um período de sete dias (entre 26 de abril e 2 de maio de 1826), como D. Pedro IV.

Em Portugal é conhecido como O Rei-Soldado, por combater o irmão D. Miguel na Guerra Civil de 1832-34 ou O Rei-Imperador. É também conhecido, de ambos os lados do oceano Atlântico, como O Libertador — Libertador do Brasil do domínio português e Libertador de Portugal do governo absolutista.

D. Pedro I abdicou de ambas as coroas: da portuguesa para a filha D. Maria da Glória e da brasileira para o filho D. Pedro II. D. Pedro I era o quarto filho (segundo varão) do rei D. João VI e de sua mulher, Carlota Joaquina de Bourbon, princesa de Espanha, primogênita do rei espanhol Carlos IV de Espanha. Tornou-se herdeiro depois da morte do seu irmão mais velho, Francisco de Bragança (1795-1801).

Pontos importantes:

D Pedro e a escravidão

Educação

A revolução no Porto e o retorno da família real

O Dia do Fico

Proclamação da Independência

Imperador do Brasil

Constituição Imperial

Constituinte de 1823

Promulgação da Constituição brasileira

A Confederação do Equador

Rei da Espanha e Imperador da Ibéria

Guerra da Cisplatina

Abdicação

Guerras Liberais

Legado

Ele proclamou a independência, caso contrário ate hoje seriamos mão de obra barata e escravidão. A independência é de grande importância, porém devemos entender a independência como um processo, no qual nada é de graça, nem obra do acaso, nem simples patriotada ou ato de momento,

a Independência tem suas origens mais próximas nas invasões napoleônicas, na vinda da família real para o Brasil, na elevação do Brasil a reino unido, no crescimento econômico do país, no fim do pacto colonial, na revolução do Porto de 1821, na pressão das cortes portuguesas para retornar o Brasil a uma colônia e etc.

O homem estava ali, um digno representante dos Braganças, em certo sentido foi uma continuidade, o pai continuava a reinar em Portugal e o filho aqui.

Naturalmente, outro (ou um grupo) poderia declarar a independência, mas o resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com