TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do filme "A Grande Sedução"

Resenha: Visão geral do filme "A Grande Sedução". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

O Poder da Manipulação

Quando uma cidade está em pleno declínio e sua sobrevivência depende exclusivamente da decisão de um médico em permanecer ou não, o que você faria para convencê-lo? Até que ponto você iria? Em “A Grande Sedução”, filme canadense lançado em 2003, dirigido por Jean-François Pouliot, distribuído pela Europa Filmes, nos deparamos com essas questões ao conhecer os problemas enfrentados pelos moradores de Ste-Marie-la-Mauderne. Há anos este povoado, esquecido pelo resto da província, teve sua principal fonte de renda encerrada, o que os obrigou a serem amparados por um mísero seguro-desemprego subsidiado pelo governo. Sentindo-se humilhados e fartos com a situação, os residentes encontram a solução no momento em que uma fábrica de plásticos manifesta interesse em abrir uma filial na cidade, porém existiam certos obstáculos para a realização desta.

O primeiro deles e o mais essencial era a exigência de que Ste-Marie deveria ter no mínimo um médico. A partir de então Germain, o atual líder comunitário da cidade, decide iniciar uma busca por todos os médicos existentes no Québec, com a ajuda de outros cidadãos. Ao finalizarem as pesquisas, enviaram a todos uma carta com o pedido de que residissem por um mês na ilha, a fim de conhecer o lugar, no entanto não houve nenhuma resposta, visto que a ilha não possui nenhuma característica atrativa. Contudo, o antigo prefeito da cidade que havia se mudado e que agora trabalhava como policial na capital, em determinada noite flagrou um jovem cirurgião plástico portando um pacote de cocaína e para não denunciá-lo, propôs a ele que passasse um mês na ilha, desse modo ele não seria incriminado. Uma vez arrumado o médico, todos os habitantes da pequena cidade se juntaram para fazer com que esta se tornasse mais agradável e convidativa, começando todo um plano para seduzir Chistopher Lewis a assinar o contrato de cinco anos.

Logo com a sua chegada, o doutor se encantou por uma moça da região chamada Eve, mas ela nunca demonstrou se importar com ele. Em meio a várias ideias, a princípio eles trouxeram o críquete, esporte favorito dele, e encenaram uma final de campeonato, fazendo com o que o médico se convencesse que era o desporto local da cidade. Em seguida, a cada noite os moradores depositavam uma nota de dinheiro pelo caminho que Christopher fazia até sua casa, fazendo-o acreditar que ele era um homem de sorte. Para descobrirem mais informações sobre a vida e os gostos dele, colocaram um grampo em seu telefone, assim a cada vez que ele telefonava para alguém, os habitantes escutavam. E foi em uma dessas escutas que certo dia eles ouviram que Christopher tinha fetiche com pés e destarte no outro dia todas as mulheres de Ste-Marie estavam usando calçados abertos ou estavam descalças, exibindo os seus pés. Já em outro dia foi ouvido o médico mencionar sobre seu finado pai e Germain aproveitou dessa informação para usar a seu favor. Levou-o para pescar e inventou que tinha um filho que havia falecido, persuadindo-o a falar sobre seu pai. Depois disso, ambos adquiriram o hábito de pescar juntos, porém Chistopher não era bom nessa atividade, então Germain, Yvon entre outros, tiveram a ideia de colocar um grande peixe congelado em sua vara de pescar, sem ele perceber, assim pensaria que era bom nisso.

O segundo obstáculo era que a urbe deveria ter mais de 200 habitantes, porém ali só residiam 125. Quando o dono da fábrica de plásticos foi fazer uma visita à cidade para verificar se havia a quantidade necessária de pessoas, os habitantes se uniram para fazer parecer que havia o número preciso. Enquanto Germain levava o dono da empresa até o único restaurante da cidade, todos os habitantes permaneciam neste e logo em seguida, Germain o levava até a igreja e todos os residentes se deslocavam para lá, encenando um jogo de bingo, desse jeito dando a impressão de que ambos os lugares estavam cheios.

O terceiro e último obstáculo era que conseguissem uma quantia de dinheiro para poder fazer a instalação da fábrica, todavia eles não tinham essa quantidade

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »