TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: ÁREAS DE ATUAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONTROLADORIA 4

2.2 AUDITORIA CONTÁBIL 4

2.2.1 Auditoria Interna 4

2.2.2 Auditoria Externa 5

2.3 PERÍCIA CONTÁBIL 5

2.4 CIÊNCIAS ATUARIAIS 6

2.5 SUSEP 7

2.6 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de nos apresentar algumas das diversas áreas de atuação do profissional da contabilidade.

Temos como exemplo a Ciências Atuariais, que é pouco conhecida que tem uma grande probabilidade de crescimento.

Além disso, ele nos apresentará a principal diferença entre perícia e auditoria.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTROLADORIA

A Controladoria é o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da contabilidade que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a tomada de decisões, rumo à eficácia.

Basicamente a controladoria é responsável pelo sistema de informações contábil gerencial da empresa, e sua missão é assegurar o resultado da companhia. Para tanto ela deve atuar fortemente em todas as etapas do processo de gestão da empresa, sob pena de não exercer adequadamente sua função de controle e reporte na correção do planejamento.

2.2 AUDITORIA CONTÁBIL

Auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.

As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

2.2.1 Auditoria Interna

A auditoria pode ser realizada internamente dentro de uma empresa que chamamos de auditoria interna, ou pode ser realizada por um profissional que vem do meio externo que chamamos de auditoria externa ou independente.

A auditoria interna realiza periodicamente avaliação independente, contínua e interna dentro de uma entidade como uma forma de assistência. Ela auxilia os membros da instituição no desempenho de suas tarefas. No organograma de uma empresa a auditoria não deve estar subordinada a nenhum setor e ligada diretamente a presidência da empresa.

2.2.2 Auditoria Externa

A auditoria externa são os procedimentos realizados para a emissão de um parecer sobre a real situação patrimonial e financeira de uma empresa auditada. É importante ressaltar que o auditor externo não pode ter nenhum vinculo com a empresa que ele está auditando.

Os objetivos da auditoria externa são: comprovar a exatidão dos registros contábeis, propor soluções para o aperfeiçoamento do controle interno e do sistema contábil da entidade auditada, verificar a correta apresentação e divulgação das demonstrações contábeis e por fim emitir um parecer com opinião, sobre as demonstrações contábeis auditadas.

O parecer do auditor externo deve revelar se as demonstrações contábeis estão de acordo com os Princípios de Contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade, se estão de acordo com a legislação específica da entidade auditada e se todos os aspectos relevantes da situação econômica e financeira da entidade estão devidamente divulgados.

2.3 PERÍCIA CONTÁBIL

É uma função que necessita constante de aprimoramento e vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de Contabilidade. O perito contador, contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça.

Pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.”

Portanto, a perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.

O perito é a pessoa nomeada pelo juiz ou pelas partes (em caso de perícia extrajudicial). Perito é o Contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência, da matéria periciada.

São exemplos de trabalho de especialista: programador de computador para desenvolvimento de programas para perícias, inclusive para liquidação de sentenças em ações trabalhistas, apuração de haveres, aferição de diferenças do Sistema Financeiro de Habitação; atuários; especialista contábil em partes específicas da perícia, entre outros.

2.4 CIÊNCIAS ATUARIAIS

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

O profissional é responsável por mensurar valores de seguros, planos de previdência e outros produtos. É um especialista em risco, definindo os valores que devem ser pagos para garantir o cumprimento de um contrato. Estes valores são definidos a partir de tábuas biométricas, premissas econômicas, probabilidade e matemática financeira.

Para obter o registro profissional de atuário, segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com