TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É possível uma outra globalização

Artigo: É possível uma outra globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

É possível uma outra globalização

A globalização que encontramos em nossa sociedade está relacionada diretamente ao mundo capitalista, onde o lucro das grandes potências está acima de tudo, gerando exclusões e desigualdade, promovendo o caos social por todas as nações do mundo. Analisando este fenômeno podemos verificar que a globalização apresenta faces positivas e negativas. Assim, será possível uma outra globalização que não se atenha no capitalismo, no lucro, no ter?

A globalização produz riquezas, maior produtividade, grandes concorrências, inovações tecnológicas e outras, porém dentre seus aspectos positivos, podemos verificar que essa globalização que vem sendo praticada está centrada numa competição acirrada, que serve aos grandes grupos econômicos, com capacidade de controle e do mercado, gerando riscos não só para os trabalhadores, mas para toda a humanidade.

Entretanto, os aspectos negativos da globalização podem ser vistos por todo o mundo, como por exemplo, o aumento da economia informal, o aumento do desemprego devido à utilização das tecnologias na produção dos produtos, que acabam gerando a precarização do emprego. A globalização que está em prática está condicionada ao crescimento econômico, onde os detentores do dinheiro, do poder e da informação é que estão no comando, formulando estratégias para ampliação dos lucros, da produtividade e da competitividade, com um único objetivo, “o lucro”.

Por conseguinte, para mudarmos este cenário capitalista, para que seja possível uma outra globalização mais humanizada, devemos acreditar que é possível desenvolve-la a partir da diversidade das nações como um todo, procurando construir uma globalização enraizada na diversidade, solidária e não competitiva e em desenvolvimento e não em mero crescimento econômico. Em outras palavras, “uma outra globalização, de modo que a centralidade de todas as ações seja localizada no homem (...) e não mais no dinheiro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com