TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Legal

Seminário: Ética Legal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá – Campus Niterói

Alunos: Paula Sousa Silva de Oliveira Ricardo – Matrícula: 201401295479

Edimilson da Conceição Crespo – Matrícula: 201401019803

2º Período

Disciplina: Sociologia Jurídica e Judiciária

Professora: Cláudia Oreiro

Atividade Estruturada

Ética Jurídica

Diante do mundo atual, podemos observar a falta de moral n conduta humana, tendo como consequência a violência, o egoísmo e a indiferença com o próximo. Assim, pra uma boa convivência em sociedade o homem precisa rever o seu comportamento e valores. E é através da Ética que o homem transversalmente usa a sua consciência para avaliar as suas ações, objetivando uma sociedade mias justa.

Conceito de ética

A palavra ética é de origem grega, ethos, e significa costume, ética deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas.

Ética jurídica é a ética profissional, que para os operadores do Direito, é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando a boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional e de sua categoria.

Segundo o autor Carlos Lega, na atividade jurídica ressalta-se a importância da ética. Pois o homem das leis "examina o torto e o direito do cidadão no mundo social em que opera; é, a um tempo, homem de estudo e homem público, persuasivo e psicólogo, orador e escritor. A sua ação defensiva e a sua conduta incidem profundamente sobre o contexto social em que atua.”

E para isso se inventou um complexo de princípios e regras que disciplinam particulares comportamentos do profissional jurídico chamado de Deontologia Forense. Ela também é estudada como uma disciplina de Filosofia do Direito que versa sobre deveres, direitos e prerrogativas dos operadores técnicos do Direito, bem como de seus fundamentos éticos.

Objeto da ética jurídica

O objeto da ética jurídica é a moral, pois ela é o conjunto de valores representados pelas regras, preceitos, costumes, caracterizados pela normatividade. Sendo assim, a moral também é regida por valores como a ética, porém tais valores são normas criadas pelo costume de cada sociedade e já a ética é responsável por regular tais valores.

Bibliografia:

www.artigo.com

www.direitonet.com.br

NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com