TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Legislação

Por:   •  20/10/2015  •  Dissertação  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2


Procure responder às seguintes perguntas com base no quadro, no vídeo e no texto teórico:


1) Existe democracia racial no Brasil?

2) Todos os cidadãos brasileiros têm oportunidades iguais?

Com certeza, não. Como podemos ver nos gráficos apresentados, o negro no Brasil ainda sofre discriminação racial, tendo em vista que quase 100% dos cargos de chefia são destinados a brancos, o que significa que a democracia racial brasileira é um mito. Estamos muito longe de vivermos num país onde não há racismo. Ainda hoje, crianças, jovens e adultos negros sofrem com a desigualdade e com o preconceito racial nas escolas, trabalhos, universidades, isso quando vão à escola ou à faculdade, porque pesquisas apontam que o negro brasileiro tem menos acesso a educação que brancos.

Os cidadãos brasileiros não têm as mesmas oportunidades, há uma desigualdade social muito grande e os negros, que são maioria no país (cerca de 54% da população, segundo movimentos negros no Brasil). O vídeo que foi disponibilizado mostra uma típica negra no Brasil, que tem que trabalhar desde muito cedo, onde o único pagamento é a comida e uma cama para dormir. Muitos negros não têm a mesma sorte que a mulher que vimos na reportagem, muitas passam a vida inteira sendo empregada doméstica e os homens trabalhando em construção civil. Quando chegam a cargos mais altos, não são pagos devidamente, se comparado com um branco.

O que falta no Brasil e nas escolas é educação, mas para todos e não de forma desigual. Falta acesso a representantes negros presentes na história do Brasil, até a comercial de televisão, novelas e programas onde o negro seja protagonista. Estamos caminhando devagar, mas hoje já há muito mais negros se movimentando para mudar essa deficiência de informação da população negra no Brasil.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com