TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e vida social

Tese: Ética e vida social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

o á Ética: fundamentos teóricos. Ética e Vida Social

O neoliberalismo fortalece o poder do mundo capitalista, expressão a naturalização do ordenamento capitalista e desigualdades sociais tal fator exclui o sujeito do meio social coletivo e suas lutas na construção da historia.

Diante do atual contexto neoliberal temos a regressão de direitos, o aumento da desigualdade, a diminuição do papel do estado.

Esses gastos sociais excedentes se desencadeiam na crise fiscal do estado, nessa linha de pensamento o neoliberal defende;

Que os serviços públicos pautados na totalidade e na gratuidade extrapolam os gastos estatais defendendo assim a redução nos atendimentos de serviços e implementação de projetos sociais, reduzindo assim a atuação do estado no social.

O neoliberal afirma: que a filantropia seria a melhor alternativa para se cumprir com direitos sociais.

Yazbeh(2001)diz que ( o pensamento liberal estimula o vasto empreendimento de refilantropização do social) já que e a mesma ideologia não admite os direitos socias e transforma em dever moral e exime o dever político com a questão social e as desqualificam como uma questão publica, tais atitudes neoliberal desloca atenção a pobreza para iniciativa privada ou motivações solidarias ou as classificam em causas benevolentes.

O serviço submetido às decisões privadas atendem as características histórico assistencialistas e a regressão aos direitos sociais, um projeto democrático se constrói no jogo de poderes e, na receptividade as diferenças nas transparências das decisões e controle constante dos atos de poder e na afirmação na soberania popular.

Segundo (Paulo Netto1996). Ele adverte que o profissional do Serviço Social tem que ficar atentos, não somente contra romper com o assistencialismo conservador mais resgatar o caráter da Assistente Social não caritativo, também fortalecer as bases teóricas Marx que colidem com as bases filosóficos dos pensamentos pós moderno.

Verificando o descaso do estado com as causas sociais, e um mercado cada vez mais exigente exigindo cada vez mais dos meios de produção tanto mais valor ao capital onde os profissionais assalariados ficam expostos a projetos seletivo e precários onde as influências pós moderno incidem cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com