TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética empresarial e Responsabilidade Social

Pesquisas Acadêmicas: Ética empresarial e Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 9

1 Etapa

1. Introdução

Administrar é um trabalho repleto de desafios e situações problemáticas e o Administrador precisa estar capacitado para atender às necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter os seus valores fundamentados na ética para exercer a sua função na empresa, seja pública, privada ou do terceiro setor, de forma íntegra, transparente e responsável.

A ética empresarial é o ramo da ética diretamente ligado às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.

A ética em si é referente à teoria da ação justa e moral, tendo frequentemente um significado equivalente ao da filosofia moral. A ética também tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade e a origem desta. O núcleo fundamental da ética descritiva é a análise da experiência moral (consciência moral, dever, responsabilidade, decisão, etc) e dos tipos de ação que correspondem aos diversos valores particulares (ética do trabalho, da intenção, da responsabilidade, do êxito, etc.).

A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade socioambiental. Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido a nível empresarial.

A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, e as empresas que não funcionam de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso.

Ética empresarial e Responsabilidade Social

As empresas de sucesso e em crescimento são empresas que têm uma forte noção de responsabilidade social, criando muitas vezes programas para essa área. A responsabilidade social é um fruto do comportamento ético, e demonstra que a empresa se importa, que é solidária e que não tem medo de se comprometer com causas sociais. Assim, ética e responsabilidade social muitas vezes andam de mãos dadas, e são uma estratégia de expansão de negócios. Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

Ética profissional - Código de Ética Profissional

Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. O código de ética médica em seu texto descreve: O presente código contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste código é atribuição dos Conselhos de Medicina, das Comissões de ética, das autoridades de saúde e dos médicos em geral. Os infratores do presente Código, sujeitar-se-ão às penas disciplinares previstas em lei.

2 Ética profissional no filme Amor sem Escala

- Ryan, após demitir um funcionário, apresenta-lhe um kit contendo as soluções para sua atual situação, porém estas soluções não existem de fato e as promessas sobre o futuro não acontecerão.

- O discurso pronto de Ryan, é utilizado independente das diferentes situações que vivencia, evidenciando um comportamento político que atende aos objetivos proposto pela organização em que trabalha. Fiel a posição que ocupa, Ryan sobrepõe os princípios éticos deixando prevalecer os desígnios organizacionais.

- a grande crise econômica, todos os executivos são chamados a retornar ao escritório para serem comunicados de que haveria mudanças na metodologia dos seus trabalhos. A partir de então as demissões seriam feitas pelo computador, dentro do escritório, sem que os mesmos precisem se deslocar para outras cidades para realizar o serviço.

- Ryan se dirige ao Diretor e indaga: - “O que fazemos é brutal, deixa as pessoas devastadas, mas o jeito como eu faço é muito digno”. Pode-se perceber nesta cena que Ryan internalizou as práticas de seu trabalho o que gera resistência ao novo método apresentado.

- é obrigado a viajar com Natalie, para ensinar a importância de demitir pessoalmente e que isto não é a coisa mais fácil do mundo com o intuito de convencer seu chefe que esta forma de demitir não daria certo.

- Ryan é também palestrante motivacional, onde compara a vida a uma “mochila”, e tenta convencer os espectadores a abandonarem pesados compromissos que carregam ao longo da vida, em favor de uma leveza e maior mobilidade.

2. Sinopse do filme:

O filme relata a vida profissional e amorosa de Ryan Bingham que tem por função demitir as pessoas de diversas empresas espalhadas pelo mundo e fazendo palestras motivacionais, mas o seu superior contratou uma funcionaria chamada Nathalie com o objetivo de reduzir os gastos da empresa, pois os gastos com passagens e hospedagens eram altos, sendo assim Nathalie apresentou para a empresa um sistema onde não seria mais necessário viajar para demitir os funcionários, passando então a demitir as pessoas através de videoconferência, colocando então o emprego de Ryan em risco.

Ryan dedicou toda a sua vida ao trabalho e adorava o que fazia. Passava mais de 300 dias do ano viajando, e com isso abdicou de construir uma família para viver cruzando pelos aeroportos do mundo a fora. Seu hobby secreto era acumular milhas e seu objetivo era atingir o número de 10 milhões onde somente sete pessoas tinha conseguindo ate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com