TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTE

Tese: DIREITO EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTE. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  6.736 Palavras (27 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 27

PÓLO JUAZEIRO-BA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROF; JEFFERSON TERUYA DE SOUZA

2ª SEMESTRE

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

DIREITO EMPRESARIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

ACADÊMICOS R.A.

TELMA M. RODRIGUES DANTAS 8326777308

NOVEMBRO/2013

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho faremos a Construção de um projeto de implantação de uma indústria de materiais de limpeza, considerando um cenário hipotético de problemas estruturais, organizacionais, de procedimentos, fluxos, tecnologias, ambientais e de saúde do trabalhador.

PASSO 01 - MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

1 – Levantamento da forma e tipo de constituição do estabelecimento.

A DEDIC INDÚSTRIA está localizada à Quadra E, Galpão 20, DISF, Juazeiro-BA, CEP: 48900-030, Fone: (74)8853-4116, Fax: (74)8853-4116, e tem por atividade a fabricação de matérias de limpeza, comercialização de materiais de limpeza na modalidade atacado.

2 – Número de sócios ou pessoas do estabelecimento fiscalizado.

A empresa é dirigida por dois sócios, que possuem em seu quadro 35 funcionários, diretamente ligados (com vínculos) Assim distribuídos:

Quantidade Função

01 Secretária

02 Gerentes (Produção/Administrativo)

15 Auxiliar de Serviços Gerais)

05 Vendedores Externos

03 Motoristas

06 Carregadores

02 Vigilantes

01 Auxiliar de Serviços Gerais (Faxineira)

35

3 – Descrição das atividades desenvolvidas.

A DEDIC consiste na fabricação de matérias de limpeza (Detergentes, Sabão em pó, Sabão em Barra, Sabonetes Água Sanitária, Amaciante, Desinfetante, vassoura, esponja, rodo e outros), nesta atividade desenvolvida pela empresa é comum o uso de substancias químicas, tóxicas e inflamáveis para a fabricação dos produtos.

Tem como atividade também da empresa, o comércio Atacadista de seus materiais e produtos que é desenvolvida no próprio estabelecimento.

Relatório

Na análise feita foi constado que o estabelecimento funcionava de forma informal, sem nenhum documento que comprovasse sua constituição, bem como os proprietários, não tinha conhecimento, de como estava organizado, seus funcionários, procedimentos que eram utilizados, métodos de controle, obrigações e deveres.

Diante deste quadro o estabelecimento estaria fadado em encerrar suas atividades, o que ocasionaria um grande transtorno aos seus proprietários que investiram todos seus recursos neste projeto. Além do que ainda estaria sujeito a responderem processos judiciais civis, trabalhistas, previdenciários, tributários e mesmo administrativo, este último de ordem sanitária.

A empresa terá dificuldades com os seus clientes e fornecedores (quanto a franquia das compras e vendas) por conseqüência de tal falha.

PASSO 02 - MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS

1 – Relacionados às condutas durante o trabalho.

Num segundo momento conversando com as pessoas, supostos funcionários, você constatou que eles trabalhavam desordenadamente, não tinham conhecimento dos riscos ocupacionais do manuseio dos produtos químicos, utilizados na produção dos materiais de limpeza como detergentes, removedores, bem como da contaminação ambiental devido ao descarte inadequados dos tambores de matérias primas química (soda cáustica, ácidos etc),

2 – Relacionados a hábitos (higiene, alimentação, asseio pessoal, entre outros)

Num terceiro momento, notou-se que alguns trabalhadores tinham o hábito de comer, lanchar no próprio ambiente de trabalho, onde estava manuseando produtos químicos, falta de higienização das mãos, de uniformes, aventais, bem como falta de equipamentos de segurança, tais fatos se referem a situações comportamentais dos trabalhadores.

Relatório

A empresa não apresentava nenhum modelo organizacional, bem como não utilizava de nenhuma ferramenta de tecnologia de gestão organizacional para melhorar o desempenho, controle dos processos, sem nenhuma gestão de qualidade.

Diante deste quadro o estabelecimento ocasionaria um grande transtorno aos seus proprietários. Além do que ainda estaria sujeito a responderem processos judiciais civis, trabalhistas, previdenciários, tributários e mesmo administrativo, e sanitário.

PASSO 03 - MAPEAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com