TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresarial Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – PORTO ALEGRE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

JOSÉ ROBERTO RAMOS DE MELLO – RA 2755591655

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE

Disciplinas:

Direito Empresarial

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tecnologias de Gestão

TUTORA EaD Marley Casagranda

Porto Alegre / RS

2014

SUMÁRIO

Introdução                                                                                         

Desenvolvimento                                                                                

Recomendações Finais                                                                         

Referências                                                                                         


INTRODUÇÃO

      Neste trabalho demostraremos o modus operandi da INOXBEL, que se trata de indústria metalúrgica que se destaca como uma das mais importantes e respeitadas, na área de fundição e esquadrias metálicas. Preocupada com a qualidade de seus produtos, funcionários e produção, com o objetivo e melhorar a cada dia e atender aos pedidos de seus clientes com relação ao meio ambiente, solicitando certificações, ISO. Para não sofrer perda destes clientes contratou nossa empresa de consultoria e tecnologia de gestão empresarial, a qual analisará os diferentes setores da empresa, com a finalidade de, otimizar a estrutura de produção para que o setor tenha melhor eficácia, verificar e regulamentar as diversas empresas contratadas, terceirizadas, afim de organiza-las e deixar de acordo com as normas vigentes e finalmente estudar os danos ambientais, que a produção de montagem e instalações produzem, planejar formas de evitar ou diminuir os danos ao meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO

As indústrias, a partir deste novo pensamento ambiental, necessitaram modificar seus processos e repensar suas estratégias, devido à preferência do mercado por produtos que gerem menores impactos ao meio ambiente. Ocorrendo um diferencial para a competitividade das empresas, que gerou um novo desafio de gestão empresarial.          

Sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema surge para atender a demanda da sociedade por produtos e serviços que causem menores impactos ambientais. 

Neste contexto se insere o setor de fundição, um setor industrial muito importante para o desenvolvimento, o qual apresenta aspectos e impactos ambientais que devem ser considerados na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. 

A área de fundição é considerada a mais importante entre a metalurgia, devido à ampla variedade de formatos, dimensões e propriedades metalúrgicas das peças fundidas. Essas vantagens tornam o setor de Fundição, mais econômico e viável para obtenção de determinados materiais sólidos. É de extrema importância para o desenvolvimento industrial de um país, pois seus produtos são muito utilizados em processos de fabricação.

A indústria de fundição brasileira é a 7º parque produtor do mundo e produziu em 2008: 3,35 Milhões de toneladas de peças, quase o dobro do realizado no fim do século XX, faturando em 2008, US$11bilhões, sendo 14% com a receita na exportação de peças, que em toneladas representou 18,3% da produção total. As principais matérias-primas utilizadas, nesse setor, são o ferro gusa, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial, as ferro-ligas e o alumínio dentre outros metais não ferrosos (Al, Cu, Ni, Zn, Pb e Sn).

Inserida nesta área esta a INOXBEL, empresa familiar com excelentes colaboradores, que tem um átimo atendimento e qualidade em seus produtos, porem vem sofrendo com a pressão de seus clientes, que estão solicitado certificados ISO¹, e há algum tempo devido a correria vem deixando de lado as boas ideias.

Diante do risco de perder estes clientes sentiu a necessidade de implantação de sistema de gestão empresarial, para organização das empresas terceirizadas, otimização da produção e implantação de um sistema ambiental, ora sendo utilizados meios de fundição e moldagem com materiais ferrosos, gasosos e arenosos. Foi realizado analises no interior e exterior da empresa, momento que verificou poder usar os seguintes fundamentos, olhar para o futuro, e inovação com a intenção de criar novas ideias que há tempos estão ficando em segundo plano, dando continuidade podemos utilizar em conjunto o critério de auto avaliação, que ajudará as melhorias e planejamentos estratégicos, seguindo com o planejamento e renovação de ideias.

Ainda sim indicamos a poderosa ferramenta, sistema de indicadores, esta ferramenta se torna indispensável uma vez que há a necessidade de medir o desempenho em uma organização, para uma efetiva comparação entre passado, presente e as novas metas pretendidas.               

Pratica da Organização Visando adequar o Impacto Ambiental de Sua atividade:

  De modo geral, o setor de fundição, apesar de consumir sucatas metálicas como matéria-prima, gera grandes volumes de resíduos sólidos, entre os quais escória, areia de moldagem e poeiras diversas, areia de moldagem corresponde ao maior volume de resíduos gerados pela indústria de fundição. Algumas propostas de reutilização de areias de fundição são conhecidas, Principalmente para uso na produção de concreto asfáltico e artefatos de cimento ou de concreto, Entretanto, é necessário que se siga os critérios estabelecidos pelos órgãos ambientais, evitando-se, desta forma, a sua reutilização de forma inadequada.

  Na indústria de fundição ainda há emissões de material particulado, como alteração da qualidade do ar, ruídos, contaminação do solo e água, vazamentos de óleos, uso de desincrustantes, consumo de agua e controle operacional.

  Os setores da empresa avaliados foram o de Fornos, Moldagem, Regenerador e Misturador de Areia,  resfriamento de areia,  Acabamento, Manutenção, Usinagem, Modelação, Administração, Cozinha e Refeitório, Laboratório, Vestiários, Armazenagem – Almoxarifado, SESMT(Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), Sala de Gerador e os Transportes. Apresentam-se nesse trabalho os aspectos e impactos ambientais dos setores avaliados de maior importância quanto aos impactos maléficos e benéficos, os quais são discutidos na sequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (109.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com