TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004

Por:   •  9/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 10

ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO BALANCED SCORECARD EM PEQUENAS EMPRESAS

Um estudo de caso de organizações da microrregião de Francisco Beltrão-PR

1. INTRODUÇÃO

O estudo do planejamento estratégico e a correta aplicação de seus recursos são de grande valia para empresas que buscam desenvolvimento e constante aprimoramento de suas atividades frente a um mercado cada vez mais competitivo. Há inúmeras ferramentas de gestão estratégica, no entanto, poucas são efetivamente utilizadas no gerenciamento das pequenas empresas. Com relação às varias definições sobre tamanho e porte das empresas no país, consideraremos neste estudo como pequenas empresas as que enquadrem no tratamento tributário simplificado, Simples Nacional, conforme Lei Complementar 139/2011 que estabelece o limite de faturamento, ano-calendário, de receita bruta igual ou inferior a R$ 3.600.000,00.

O desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil sugere certo despreparo por parte do empresariado brasileiro. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2014), a taxa de mortalidade das empresas com mais de dois anos de funcionamento corresponde a 24,6%. grande parte desse índice pode ser atribuída à má administração e ao desconhecimento de recursos de gerenciamento estratégico.

Grandes empresas, usualmente, medem seu desempenho para aperfeiçoar seus negócios e ampliar suas atividades. As pequenas empresas também têm esta necessidade para manterem-se ativas e competitivas no mercado em que atuam, no entanto, na maioria, apresentam carência de gestão estratégica focada à resultados.

A utilização do Balanced Scorecard (BSC) é um grande passo rumo à profissionalização das pequenas empresas. Considerando suas particularidades, geralmente desprovidas parcialmente de uma formalização de processos básicos de gerenciamento, a adoção do BSC possibilita o desenvolvimento de mecanismos de acompanhamento do desempenho da empresa em relação à sua gestão estratégica. Deste modo, é oportuno e cabível questionar: como os conceitos do Balanced Scorecard podem ser aplicados em uma pequena empresa para alavancar seu potencial estratégico?

Nesse contexto, segundo Kaplan e Norton (2004), o sistema de gestão de desempenho Balanced Scorecard proporciona uma visão abrangente do desempenho da empresa, considerando várias perspectivas, pois contempla tanto indicadores financeiros quanto não financeiros.

Neste trabalho, por meio de um estudo de caso a ser realizado com cinco pequenas empresas da microrregião de Franciso Beltrão-PR, pretende-se analisar as contribuições que a utilização dos conceitos do Balanced Scorecard pode trazer para essas organizações, considerando suas peculiaridades e limitações.

2. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a aplicabilidade do Balanced Scorecard em pequenas empresas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Revisar o referencial estratégico existente nas empresas.

2) Realizar diagnostico organizacional da realidade atual das empresas.

3) Apresentar um planejamento estratégico para estas organizações.

4) Propor indicadores e metas relacionadas aos objetivos estratégicos.

5) Mensurar as contribuições da aplicação do planejamento estratégico para o desenvolvimento organizacional.

3. REVISÃO DE LITERATURA

As organizações estão inseridas em contextos político e socioeconômico que exigem flexibilidade e agilidade de tomada de decisões. O processo do planejamento estratégico é uma maneira da empresa conhecer o cenário onde está atuando, considerar os acontecimentos passados e analisar o presente como uma forma a prevenir o futuro nos ambientes interno e externo da organização.

No caso das pequenas empresas, a necessidade de planejamento estratégico é eminente, visto que as mesmas têm maior suscetibilidade às instabilidades do mercado, uma vez que existe a limitação dos recursos neste modelo de negocio, e que uma decisão não assertiva pode ter impacto fatal para o mesmo. De acordo com Almeida (2002) as pequenas empresas encontram com a globalização oportunidades e ameaças. No entanto, pequenos empreendimentos podem aproveitar de seu tamanho e flexibilidade para se adaptar mais facilmente as mudanças de mercado. Para isto, no entanto, devem estar bem estruturadas com relação ao planejamento de suas atividades, a fim de criar um autoconhecimento que leve-a compreender quem ela é, onde está inserida e de como pode melhorar sua posição neste cenário.

Neste contexto o Balance Scorecard apresenta-se como uma ferramenta importante para traçar um planejamento estratégico organizacional, segundo Kaplan e Norton (2000), a mesma é capaz de traduzir a missão e a estratégia da empresa em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos, do aprendizado e crescimento. Desta forma, formalizando e desmistificando horizontes organizacionais, dando assim, a organização um planejamento palpável de seu futuro e conhecimento de sua realidade atual.

Ainda segundo Kaplan e Norton (2004) durante a construção do scorecard são definidos objetivos para as perspectivas já mencionadas. Este método auxilia os gestores a desenvolver uma estratégia do princípio ao fim e replicá-la para que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la.

Para Crepaldi (2004), o BSC é uma ferramenta que proporciona o gerenciamento de toda a organização por meio de indicadores de desempenho, através das quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento) sendo um instrumento de grande importância na gestão estratégica das organizações.

Na tentativa de exemplificar a aplicação pratica do BSC, Kaplan e Norton (1997) citam a seguinte estrutura ilustrada abaixo na figura 1:

Figura 1: Balanced Scorecard

FONTE: Adaptada KAPLAN, R.S; NORTON, D.P. 1997.

De acordo com Kaplan e Norton (1997), as perspectivas do BSC podem ser descritas da seguinte forma:

• Perspectiva financeira: Esta é a perspectiva de como os acionistas veem a organização, na qual são mensurados os valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com