TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO MARKETING POLITICO E ELEITORAL

Por:   •  2/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPQ

Giulia Perrotta Brega Costa

A ATUAÇÃO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO MARKETING POLITICO E ELEITORAL: estratégias de promoção de imagem e persuasão de públicos, e possível manipulação

Bauru 2018

RESUMO

Esse projeto apresenta a compreensão do papel e atuação profissional de Relações Públicas na área da politica, utilizando suas ferramentas e estratégias para atingir os objetivos estabelecidos. Com essa análise, além de entender essa relação e atuação, compreender e buscar até que ponto essas estratégias são uma manipulação dos públicos. As Relações Públicas criam novos caminhos e um novo espaço de atuação através do marketing político, porque além das oportunidades de trabalho durante a corrida eleitoral, antes e após sua candidatura, o político deve se preocupar com a manutenção da sua imagem. O presente estudo também debate a união entre Relações Públicas e marketing politico.

Palavras-chave: Relações Públicas. Marketing politico.


ABSTRACT

This project features the understanding of the role and professional performance of Public Relations in the area of politics, using its tools and strategies to achieve the goals set. With this analysis, in addition to understand this relationship and acting, understand and get to what extent these strategies are a manipulation of the public. Public relations create new paths and a new performance space through the political marketing, because in addition to the job opportunities during the electoral race, before and after your nomination, the politician must be concerned with the maintenance of your image. The present study also discuss the union between public relations and political marketing.

Keywords: Public Relations. Political marketing.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 1.1 Marketing Politico e Eleitoral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 1.2 AS RELAÇÕES PÚBLICAS E O MARKETING POLÍTICO . . . . . . 5

2 PROBLEMADEPESQUISA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6

3 OBJETIVOSDAPESQUISA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

4 HIPÓTESES OU RESULTADOS ESPERADOS . . . . . . . . . . . . . . 8

5 METODOLOGIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

6 JUSTIFICATIVA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

7 CONCLUSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13

8 REFERENCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14

ANEXOS 15


1 INTRODUÇÃO

O tema marketing político e eleitoral pode ser considerado uma temática pouco explorada e conhecida, porque grande parte da população desconhece o que é e como trabalham os profissionais dessa área. A área das Relações Públicas surgiu e área politica passou a ser mais explorada no Brasil na época da ditadura militar, de maneira a influenciar a população e ganhar votos e confiança. A política passou a usar formas de sedução para obter a atenção e afinidade do eleitor, que cada vez mais passa a ser visto como um consumidor na forma de politica mantida atualmente. Estratégias de marketing e de publicidade nas campanhas eleitorais vem sendo utilizadas com frequencia, levantando a importância de um profissional especializado que atue nessa área. Sem planejamentos, estratégias e metas raramente é considerado como uma opção de voto dos eleitores. A discussão do presente trabalho aborda a atuação do profissional de relações públicas na área do marketing político, tanto em campanhas eleitorais, quanto cotidiano do período pós-eleitoral, uma vez que se tornou uma possível área de atuação para as relações publicas.

Para melhor entendimento, este trabalho é dividido em 2 capítulos. O primeiro capítulo aborda o marketing político e eleitoral, apresentando seus conceitos, origens e estratégias. E uma diferenciação muito importante é apresentada no mesmo capítulo, a entre marketing político e marketing eleitoral. No segundo capitulo trato das formas que o profissional da área de relações públicas desenvolve a atividade comunicacional na política em períodos pré e no decorrer eleitoral, além de trabalhar a manutenção da imagem do político na fase pós-eleitoral.

1.1 Marketing Politico e Eleitoral

Neste capitulo irei trabalhar a definição, importancia e estratégias do marketing político e eleitoral bem como a diferença entre um e o outro.

“Marketing político é um conjunto de ações voltadas à construção de uma imagem positiva em torno de um projeto, organização ou agente público.Trata-se de uma estratégia cujo foco é conquistar a simpatia e apoio popular, referendando ações ou contribuindo para posicionar determinado candidato à frente dos demais em um processo eleitoral.“ (ROCHA, Hugo. 2018)

A ideia principal do marketing político é possibilitar que os políticos mantenham uma comunicação com seu eleitorado e conquistar possiveis novos eleitores.

Caso essas ações e estratégias não sejam efetivas a população não toma conhecimento das propostas e intenções dos muitos candidatos não tendo consciência das atitudes pós eleitorais.

Portanto o marketing político se faz de extrema importancia, não só na comunicação com eleitorado mas também para fortalecimento de imagem, propagando seu discurso objetivando a conquista de novos seguidores.

4


Capítulo 1. Introdução

Pode-se elencar como estratégias efetivas de marketing: desenvolvimento de uma marca política, criação de uma comunidade (aproximação do público formando um sentimento de comunhão entre seus eleitores), investir em conteúdo e marcar presença nas redes sociais.

MARKETING POLITICO X MARKETING ELEITORAL

Marketing político serve para conciliar o representante político com o eleitorado que o elegeu, com foco no médio e longo prazo. Já o marketing eleitoral se resume a um conjunto de estratégias utilizadas durante o período das eleições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com