TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VAR NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2019: O QUE MUDOU NA TELETRANSMISSÃO ESPORTIVA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA TECNOLOGIA

Por:   •  7/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Raquel Belo Araujo

PROJETO DE PESQUISA

O VAR NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2019: O QUE MUDOU NA TELETRANSMISSÃO ESPORTIVA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA TECNOLOGIA  

Rio de Janeiro, 2019

  1. Sumário

RESUMO        1

1.        Introdução        2

2.    Justificativa         3

3.    Objetivo Geral       4

4.    Objetivos Específicos   4

5.    Metodologia 6

6.    Cronograma 6

7.    Bibliografia Preliminar 7

O VAR NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2019: O QUE MUDOU NA TELETRANSMISSÃO ESPORTIVA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA TECNOLOGIA  

                Raquel Belo Araujo

  1. RESUMO

O Árbitro Assistente de Vídeo, VAR, é um recuso tecnológico, recentemente implementado pela FIFA com o intuito de diminuir os erros de arbitragem nos jogos de futebol. Implantado em definitivo na Copa do Mundo de 2018, o VAR ainda não é unanimidade no cenário futebolístico, mas vem constituindo uma nova maneira de torcer, narrar e cobrir o esporte. O objetivo do presente trabalho é dar luz às transformações nas coberturas televisivas nacionais dos jogos após o incremento do novo recurso tecnológico, tendo como objeto principal o Campeonato Brasileiro de 2019.

Palavras-chave: Jornalismo, Futebol, VAR, Campeonato Brasileiro 2019, Esporte.

1 . Introdução

     Do inglês Video Assistant Referee, o VAR é um sistema lançado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para auxiliar os árbitros durante as partidas. A tecnologia começou a ser testada em setembro de 2016, no Mundial de Clubes, no Japão. Porém, a principal referência para o incremento definitivo do VAR foi a Copa das Confederações, em 2017, sendo posteriormente utilizado na Copa do Mundo de 2018, sediada pela Rússia.

    O VAR é um conjunto de câmeras que transmitem as imagens dos jogos em uma sala localizada dentro do estádio. Nesse local, três árbitros assistentes e um operador de equipamento acompanham a partida. Se alguma irregularidade for identificada, o assistente de vídeo comunica ao árbitro principal que está no gramado. O árbitro se dirige à um monitor, localizado na beira do campo, onde pode rever a jogada. A revisão de um lance duvidoso também pode ser requisitada pelo próprio árbitro principal no gramado e a decisão final sempre será dele.

     

    Segundo as regras da FIFA, a tecnologia só pode ser utilizada em quatro situações de jogo. Na marcação de pênaltis, neste caso a tecnologia pode garantir se no lance houve ou não a penalidade máxima. No lance de gol, o VAR pode identificar alguma infração que possa anular o gol, incluindo o impedimento. Na aplicação de cartões vermelhos, o árbitro de vídeo vai auxiliar para que o jogador seja punido corretamente de acordo com a infração por ele cometida. E por fim, no erro na identificação de jogadores, nesta situação o VAR ajuda na identificação do atleta que cometeu a infração.

     A nova tecnologia já está presente em ligas nacionais de todo o mundo. Holanda, Itália, França, Espanha e Brasil são alguns exemplos. Mesmo sendo usado em alguns países, o recurso ainda não é unanimidade e tem gerado muita polêmica. A maioria dos clubes da Premier League (Campeonato Inglês), no início da discussão sobre o tema foi contrária a implantação imediata.

 No Brasil, o assunto também provocou discussão, a maior parte dos clubes também votou contra a sua implantação, em fevereiro de 2018, alegando altos custos para sua manutenção. Após a Federação assumir integralmente os dispêndios com a inserção do novo recurso eletrônico, os clubes aceitaram o incremento do mesmo, e em agosto deste mesmo ano, a tecnologia foi inserida pela CBF a partir das quartas de finais da Copa do Brasil. Em 2019 o VAR é uma realidade, foi adotado em campeonatos estaduais, Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.

     

      O recurso tecnológico está consolidando uma nova maneira de transmitir, cobrir e assistir aos jogos, transmutando a relação do torcedor e das transmissões futebolísticas com esporte. Diante desse cenário, a questão norteadora do projeto é o debate sobre o VAR, especialmente no que diz respeito à transmissão televisiva e os torcedores telespectadores. O objetivo é identificar eventuais mudanças neste campo no contexto do futebol brasileiro.

  1. Justificativa

     Ao observar a lacuna existente na exploração acadêmica no que tange ao impacto da implementação do árbitro assistente de vídeo no futebol brasileiro, bem como a exploração limitada do tema referente as mudanças nas transmissões televisivas após inserção do VAR notou-se a viabilidade de elaborar um projeto de pesquisa com ênfase a dar luz a essa discussão.  O que destaca o ineditismo do presente projeto

        

     Além destas lacunas que geraram a oportunidade da pesquisa, existe a motivação pessoal da autora, apaixonada pelo esporte e admiradora do jornalismo esportivo. O estudo também contribuirá com futuros trabalhos acadêmicos por meio do levantamento da discussão acerca do tema proposto.

     O projeto tem por foco, portanto, responder às perguntas inerentes a esfera do jornalismo esportivo brasileiro, tendo como objeto o Campeonato Brasileiro de 2019 ao abordar os impactos da nova tecnologia na comunicação, mais especificamente nas transmissões televisivas nacionais.

  1. Objetivo Geral

     Evidenciar e levantar discussão acerca das transmutações na teletransmissão esportiva após a recente implementação do VAR no futebol brasileiro. O objetivo é entender como o esporte e a cobertura televisiva nacional foi impactada pelo emprego do novo recurso eletrônico. Quais mudanças ocorrerão na forma de como assistimos, torcemos e cobrimos o futebol? Como Jornalistas e comentaristas estão lidando com o a tecnologia em meio a construção de sua narrativa? Haverá mudanças no que tange a experiência de assistir aos jogos e torcer pelo seu time?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com