TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia “Oque mudou no consumo dos brasileiros nos últimos 10 anos”

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Univag- Centro Universitário

Economia

“Oque mudou no consumo dos brasileiros nos últimos 10 anos”

                                Ueder Elbano Dos Santos

Prof. Christine Maria Silva Carvalho

23 de Setembro de 2015

Várzea Grande- MT

Introdução

    Com o aumento gradativamente da renda  das classes existente no Brasil nos últimos anos, o consumo também tende a ter aumentado. A maior parte da ultima década foi marcada por um conjunto de aumentos relacionados á economia. O crescimento econômico acima de 4% ao ano, multiplicação de postos de empregos, acesso facilitado  ao crédito e elevação da renda estão reproduzindo no país um fenômeno similar a  de sociedades avançadas: a criação de um mercado consumidor de massa, forte e cada vez mais complexo. Milhões de brasileiros têm aproveitado o bom momento da economia para experimentar, pela primeira vez, as delícias do consumo.

      Essa transformação no consumo dos brasileiros na ultima década se deve escalada de uma massa de pessoas para classes superiores . A maior variação deu-se na faixa chamada classe C, essa classe intermediária tornou-se a maior em número absoluto de pessoas na pirâmide social brasileira, superando as classes A e B, isso significa que já são mais de dois terços dos brasileiros que podem ser considerados consumidores. A ascensão de milhões de pessoas à classe C não é um fenômeno que se esgota em si mesmo. Mais pessoas consumindo na base significa que quem produz e vende  normalmente aqueles que estão no topo da pirâmide social  também tem mais chance de enriquecer. Essa progressão da renda é o único lado bom de eventos que viraram notícia nos últimos tempos  como o caos nos aeroportos ou o virtual estrangulamento no trânsito de metrópoles como São Paulo. A frota de veículos no país aumenta 2,5 milhões por ano. E as viagens aéreas deixaram de ser artigo de luxo, com cada vez mais linhas de telefones sendo criada, a telefonia também deu um salto enorme nas projeções inicias, nos últimos anos os brasileiro adquiriram mais telefones do que precisavam.

Sendo um dos setores mais sensíveis a mudanças econômicas, o varejo também teve que se adaptar ao novo tipo de mercado criados nesses últimos anos, é onde se percebe primeiro o a transformação de renda sofrida pelos consumidores. Os supermercados, por exemplo, tiveram que se reinventar para atender os novos consumidores, oferecendo mais opções de compras, de marcas e variedades de produtos, que antes eram oferecidos na maioria apenas para as classes mais altas. Com o crescimento do consumo os varejos tiveram que expandir suas filiais para suprir essa demanda, oferecendo cada vez mais qualidade nos serviços e variedades para os novos consumidores, pois com aumento da renda a maior transformação visada foi a busca pela qualidade, busca essa que não era tão visada antes desse período. As famílias brasileiras deixaram de comprar apenas o básico, produtos como carne, verduras, legumes e frutas começaram a fazer parte da cesta de compras das classes mais baixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com