TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que mudou no consumo dos brasileiros nos ultimos 10 anos

Por:   •  23/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

Oque mudou no consumo dos brasileiros nos últimos 10 anos

        Uma grande empresa divulgou um estudo mostrando a mudança drástica do consumismo no Brasil nos últimos 10 anos, que envolve tanto as compras físicas como digitais. O executivo Santiago Ambroggio, diretor da Accenture Strategy, e Wilson Jensen, diretor de Varejo e Consumo divulgaram alguns números interessantes, que podemos ressaltar. A pesquisa, realizada no ano de 2014 que considerou um universo de 24 mil consumidores no Brasil, a pesquisa comprovou que todo consumidor off-line é um potencial consumidor digital. Dentre os consumidores entrevistados:

  • 94% declararam que utilizam pelo menos 1 canal digital para pesquisar sobre produtos.
  • 54% destes usam principalmente mobile em suas buscas.
  • 64% dos consumidores querem mais interação digital com as empresas.

      Resumindo… O consumidor que escolhe como vai interagir com a loja, e não mais as empresas nos empurrarão para chegarmos a ela, coisas que aconteciam muito antigamente, para se comprar ou consumir qualquer tipo de objeto, o consumidor tinha que procurar bastante, até escolher a melhor opção, e hoje pode fazer isso sem sair de casa, com muitos recursos digitais, como franquias de indústrias onde se mostra todos os tipos de produtos, e até mesmos serviços especiais, como diarista. Sai-se melhor a empresa que investe nesse meio tecnológico.

     Há algum tempo atrás, pensava-se que o digital, iria acabar com a loja/indústria física, muito enganada! O digital serviu de um adicional, aumento mais ainda seu poder de alcance, pois todos de qualquer lugar do Brasil e do mundo pode se encontrar.

     O consumidor Brasileiro de 2015 não é mesmo de alguns anos atrás, os clientes ficaram mais exigentes e passaram a dar mais valor nos detalhes que já não pode mais ser ignorados pelas industrias e redes ligada ao comércio de consumos. O brasileiro de hoje gosta de vinhos, uísques importados, praticidade e rejeita produtos genéricos ou gordurosos, não por acaso embora a renda tenha crescido bastante no ano de 2012, a venda de sabonetes, pães, leites comuns tem tido baixa no crescimento de consumo nos últimos anos. Além disso, os produtos á venda competem com a oferta de serviços, como os relacionados à educação.

    Mais rígidos diante do produto a se consumir, empresas estão sendo levadas a inovarem em propagandas e ofertas, usando artifícios de aceitação que levam o consumidor a querer determinado produto, Muitas empresas são criadas somente para isso, divulgar e dar ideias de marketing, para que as empresas sejam mais bem vista, ou melhor divulgada possível, para aumentar significativamente seus números de clientes.

    A muito 10 anos atrás, era tudo mais simples, o cliente ia até a loja e comprava aquilo que se precisava e ia embora, nada muito movimentado ou exagerado, coisas que já não são assim hoje em dia. Quantas pessoas comprou aquela roupa que nunca usou? Ou que pensou que usaria, mais nunca teve nem a oportunidade de se usar? Chamados de consumidores excessivos, aqueles que compram mais do que realmente precisam, somente para matar a vontade de obter tal produto é um tipo de consumidor que existe nos dias atuais, um estudo releva que 35% dos consumidores obteve algum produto que não precisava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (60.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com