TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre a visão do feminismo e a mulher nas animações infantis transmitidas pela TV Cultura

Por:   •  14/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ........................................................................ p. X 2. JUSTIFICATIVA ................................................................................................ p. X 3. OBJETIVOS ....................................................................................................... p. X

3.1 GERAL ................................................................................................... p. X

3.2 ESPECÍFICOS ...................................................................................... p. X 4. METODOLOGIA DA PESQUISA ...................................................................... p. X 5. CRONOGRAMA ................................................................................................ p. X 6. REFERÊNCIAS ................................................................................................. p. X

1. Tema

Um estudo sobre a visão do feminismo e a mulher nas animações infantis transmitidas pela TV Cultura.

2. Problema

As crianças passam várias horas de seu dia assistindo a desenhos animados. As cores, as formas, a linguagem que são transmitidas pelos desenhos chamam sua atenção. Não ocasionalmente encontramos nas personagens dessas séries os “melhores amigos” dessas crianças. Sua admiração pelas personagens se reflete na sua forma de vestir, de brincar e até mesmo de falar. Torna-se notória, então, a transmissão de valores adquiridos nesses programas. Não objetiva-se demonstrar qualquer tipo de influência psicológica, mas sim a capacidade de aprendizagem através das animações e, por consequência, a relevância social de se abordar questões de gênero nos enredos dessas produções, abrindo junto as crianças uma discussão franca e concreta sobre o papel da mulher na sociedade. Em síntese, o papel desempenhado por essas animações numa transformação social.

Sendo assim, esse projeto de pesquisa objetiva identificar a influência dos desenhos animados transmitidos na grade da TV Cultura sob as crianças que os assistem. Ademais, levantar se, por meio de desenhos animados, há transmissão de uma imagem estereotipada dos papéis da mulher e do homem na sociedade brasileira. E ainda, identificar se há a ideia de feminismo nas animações veiculadas pela TV Cultura.

3. Hipótese

Sabe-se que o Brasil é um país que demonstra um comportamento machista, de fortes raízes culturais. Sob essa perspectiva, faz-se possível que a TV Cultura assuma uma posição de vanguarda na sociedade brasileira através dos desenhos animados exibidos na sua grade de programação, uma vez que em muitos deles a figura feminina assume um papel de protagonismo, o que é refletivo num papel de transformação social, já que, segundo Joice Aline, a televisão brasileira se nega a ser um reflexo das lutas e conquistas feministas.

4. Justificativa

        Os avanços sócias em implantação no Brasil, iniciados na década de 1930 e mais expressivos nos últimos anos, tornam-se cada vez mais relevantes na sociedade contemporânea, tornando mais comuns discussões raciais, de gênero, de sexualidade, e outras tantas. Seyla Benhabib e Drucilla Cornell apontam para a crítica feminista como “alavanca” para uma mudança de perspectiva política e social ao discutir temas antes considerados “tabus” sob a luz de vozes femininas e de suas próprias vivências. Partindo desse ponto de vista, percebe-se que a infância apresenta papel de suma importância no desenvolvimento coletivo do indivíduo. Assim, a associação de desenhos animados à discussão de gênero, por exemplo, torna-se um elemento contundente e factível nesse debate.

5. Objetivos

5.1. Geral

Avaliar o conteúdo ideológico que as animações exibidas na TV Cultura carregam em relação ao ideal feminista, especificamente em O clube das Winx e Peppa Pig.

5.2. Específicos

Interpretar a linguagem utilizada nos desenhos animados;

Identificar se existem estereótipos sendo transmitidos pelos desenhos animados;

Analisar se existe orientação para a ideologia feminista;

Questionar a qualidade dos desenhos transmitidos pela TV Cultura.

6. Metodologia

Para Teresa de Lauretis, a construção sócio-cultural de sexo-gênero se trata de um aparato semiótico de representação de indivíduos dentro da sociedade.

7. Cronograma

Atividades

Set/16

Out/16

Nov/16

Dez/16

Jan/17

Fev/17

Mar/17

Abr/17

Mai/17

Formulação

do projeto

x

Pesquisa

do tema

x

x

x

x

Pesquisa bibliográfica

x

x

Coleta Dados

(se for o caso)

x

x

Apresentação

e discussão

dos dados

x

x

Elaboração

do trabalho

x

Entrega

do trabalho

x

8. Referencias

ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: 1985, Brasiliense. 77 p. (Col. Primeiros Passos)

BENHABIB, Seyla; CORNELL, Drucilla (orgs). Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com