TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Antonio Callado

Por:   •  25/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Biografia de Antônio Callado

Antônio Callado foi um jornalista, escritor, romancista, biógrafo e teatrólogo que nasceu em 1917, no Rio de Janeiro, e morreu em 1997. Foi casado com a inglesa Jean M. Watson, com quem teve três filhos e em 1977, casou-se com a professora e jornalista Ana Arruda Callado.

Ele iniciou sua carreira como jornalista um ano após entrar na faculdade de direito, em 1937, e durante sua trajetória no jornalismo trabalhou em diversos meios de comunicação como redator, repórter, cronista e inclusive, colunista do jornal Folha de S. Paulo. E apesar de ter se formado em direito, nunca exerceu a profissão. Antônio viveu uma parte de sua vida fora do Brasil, onde trabalhou na Inglaterra, França e Estados Unidos, sendo também enviado ao Vietnã em 1968, quando o país estava em guerra

Além de sua grande carreira como jornalista, ele foi também escritor e escreveu grandes romances como “A Madona de Cedro” e “Assunção de Salviano”, onde existe uma preocupação de Antonio Callado em expor questões religiosas. Mas suas obras mais conhecidas são as que apresentam o contexto da ditadura militar e a criticam e sua clara intenção de levar informações aos leitores sobre as problemáticas da época. Sua obra mais famosa e influente dessa época é “Quarup”, que como em todas as outras obras teve forte oposição ao regime militar, e nela fica óbvio seu posicionamento político.

Inicialmente, ele apoiou o golpe militar, como a maioria dos jornalistas, que queriam a saída de João Goulart do governo, mas depois se voltou contra pois não estava contente com o regime instaurado. Durante a ditadura militar, ele foi preso duas vezes por criticar o governo, cassado pelo AI-5 e impedido de trabalhar em qualquer empresa de comunicação, portanto, impedido de praticar sua profissão de jornalista, porém essa punição durou poucos dias.

Ele também foi teatrólogo e em um único volume reuniu quatro peças dele. Esse volume foi chamado de “A Revolta da cachaça'' e uma dessas peças, e talvez a mais famosa era “Pedro Mico”, que foi dirigida por Paulo Francis e o arquiteto Oscar Niemeyer, e Milton Moraes criando o papel-título.que mais tarde viria a se tornar um filme que teve como o ator principal o ex-jogador de futebol, Pelé.

Durante sua vida foi muito premiado e recebeu condecorações no Brasil e no exterior. Um desses prêmios foi a medalha de Ordem do Mérito da República Italiana, que ele recebeu em 1958. Já em 1982 venceu o Prêmio Goethe, do Goethe Institut na Alemanha com a obra “Sempreviva”, que tinha como enredo um personagem que havia sido exilado e volta ao Brasil clandestinamente para investigar sobre o assasinato de duas ativistas políticas, durante o período da ditadura militar. Em 1985, Callado recebeu o Prêmio Brasília de Literatura pelo conjunto de suas várias obras. E ainda em 1985 ele recebeu a Medalha das Artes e das Letras. Em 1986, recebeu o prêmio Golfinho de Ouro, de literatura e em 1989, o troféu Juca Pato por ter sido eleito o “Intelectual do Ano” pela União Brasileira dos Escritores.

Além de seus vários prêmios, Antonio Callado foi também eleito para ser o quarto ocupante da cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras em março de 1994. Ele também era membro da The Corpus Association, do Corpus Christi College,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com