TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 7

                                      COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Comunicação empresarial consiste na necessidade de trabalhar com diferentes públicos e também é um complexo de ações e estratégias para a imagem e processos dentro da empresa. Segundo Maria Alzira Pimenta, Comunicação Empresarial é essencial para definir e tornar realidade as metas e objetivos de uma organização, além de possibilitar a integração e equilíbrio entre departamentos.

As mensagens são transmitidas por meios de redes dentro as empresas que podem ser:

          Formal- onde circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura da empresa.

          Informal – torna-se radio peão (mensagens inadequadas).

Para tonar eficaz todo esse processo de comunicação dentro da empresa e garantir sua imagem positiva ao público externo, temos a Comunicação Interna e Externa.

Comunicação interna se direciona aos:

  • Funcionários;
  • Colaboradores;
  • Prestadores de serviços;
  • Terceirizados

Serve para comunicar/tornar comum a todas as pessoas, de todos os escalões, os planos, as metas e os objetivos da empresa, envolve os funcionários para que contribuam no comprimento desses objetivos: promover a interação das pessoas, departamentos e áreas para concretizar esses alvos, ou seja, cada funcionário tem que saber qual é a sua função dentro da empresa. A informação deve chegar de forma clara e objetiva aos colaboradores, por isso, a empresa estabelece à comunicação por meios:

           Visuais – comunicação verbal e escrita, diagramas, mapas, cartazes, gráficos etc.

           Auditivos– conversas, entrevistas, reuniões, telefone, alto falante etc.

           Audiovisuais– filmes, demonstrações, videoconferência, videofone, teleconferência etc.

           Não verbal- uniforme, expressões, cartão de ponto, comunicação visual etc.

Todos esses elementos estão diretamente envolvidos com as ferramentas que desenvolvem a comunicação dentro da organização.

Temos também os comunicados transmitidos do diretor aos demais colaboradores, para informar algum acontecimento ou impor alguma ordem. Chamamos de direção vertical, fluxo descendente, que seria a forma de comunicação formal.  Porém também existem os comunicados que saem dos colaboradores, seja para reclamações ou sugestões, para os níveis de cargos mais altos que chamamos de direção vertical, fluxo ascendente. Com tanto fluxo de informação, acabam surgindo os ruídos entre a comunicação, que são alguns problemas no caminho da mensagem ao receptor, que geralmente são chamados de rádio peão.

O público externo representa o relacionamento entre a empresa e a sociedade. Os principais representantes dessa relação são:

  • Consumidores/usuários
  • Opinião pública/sociedade
  • Fornecedores
  • Governos
  • Concorrentes

Público importante, pois são eles que consomem e definem a imagem da empresa.

Dentro das organizações são utilizados vários tipos de canais ou veículos.  Esses     canais, variam de empresa para empresa. Porém aqueles ainda mais utilizados são:

  • Intranet – utilizada para a comunicação rápida e objetiva
  • Revista e jornal  Integram as unidades e contribuem para o desenvolvimento profissional. Além de agregar as famílias dos funcionários.
  • Reuniões, vídeo conferencias ou presencias – facilitam a distribuição das informações gerenciais, os resultados e a integração com os diversos setores para trabalhar com os mesmos objetivos.
  • Quadro de avisos – trazem informações gerais sobre a empresa. Porém são atualizados constantemente.

 Como funciona a Comunicação Interna na empresa Industria de Carnes Laranjal LTDA.

Na empresa a comunicação é bastante eficiente, os meios escolhidos para disseminação das informações são práticos e tecnológicos, aliados a competitividade do Departamento de Recursos Humanos que possui funcionários preparados para esse objetivo.

A empresa possui quadros de avisos legíveis, fixados em locais visíveis ao público interno. Entre a administração e cargos de gerência a comunicação é via e-mail.  Os setores:  Armazém de matéria prima, Setor de produção, Setor de expedição, Setor de manutenção, Departamento de Recursos Humanos e todos os encarregados da fábrica juntamente com os gestores possuem rádio transmissores para a uma comunicação interna rápida e eficaz.

 Elemento de Comunicação: Quadro de Avisos em geral e cartazes                                                                                                                              [pic 1][pic 2]

                                                                                                 [pic 3][pic 4]

                       

                Placa de circulação interna: Placa de Aviso de setor [pic 5][pic 6]

Elementos de comunicação – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

A empresa realiza eventos de educacionais da segurança do trabalho, com uma programação bem elaborada e exerce influência positiva em todo o corpo empresarial. Com a participação de todos os níveis organizacionais. Sua programação engloba palestra, treinamento, atividade de lazer, e distribuição de prêmios, despertando interesse e incentivo a participação e o envolvimento dos funcionários.[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (285.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com