TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta ao Presidente

Por:   •  5/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Atos recentes na política têm colocado em xeque a manutenção das escolas técnicas federais. Escreva um e-mail para o Presidente da República, Vossa Excelência senhor Jair Bolsonaro, abordando a importância da manutenção do Ensino médio e técnico federal, falando do Ensino Remoto emergencial no CEFET e apresentando sua história.

Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

Sou Jean Araújo, moro em Belo Horizonte, MG, tenho 17 anos e estudo no 1º ano do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Venho por meio deste e-mail lhe contar algumas coisas, que talvez o senhor não esteja ciente ainda.

Pensando na minha realidade atual, de estudante, penso que a Educação é parte fundamental da vida de todos que vivem em uma sociedade. Esta realidade, não se limita apenas a um período específico da vida, muito pelo contrário, é extremamente abrangente no que diz respeito à formação da própria sociedade, formação no sentido do desenvolvimento da consciência social, da personalidade, da moralidade e na própria valoração das situações e momentos de interação de cada pessoa, uns com os outros e com o mundo de um modo geral.

Desde o início de seu governo a Educação vem sofrendo fortes ataques, como os cortes de orçamento. Lendo as últimas notícias, descobri que existe a possibilidade de haver interrupção das aulas em 29 institutos federais por causa de um corte de 1,57 bilhão no orçamento da pasta deste ano.

Há alguns meses retomamos às aulas de forma remota -como estamos falando de uma escola federal- existem milhares de estudantes de distintas realidades, eu, particularmente, tive muitas oportunidades na vida, não sou rico, mas admito meus privilégios. Vivo uma vida confortável, tenho meu quarto, tenho computador individual, acesso a internet, um espaço para estudar, mesmo que as vezes haja muito barulho pela vizinhança, sobretudo, neste momento que vivemos eu consigo ter boas condições de estudo. Quanto aos alunos que não tem os mesmos privilégios que os meus, como o senhor procede? Quanto à promessa de fornecer equipamentos de internet aos alunos que não podem arcar com os preços? Haja vista o tempo de pandemia, em que os pobres estão cada vez mais pobres.

Acho de extrema relevância dar atenção às Escolas Federais de nível médio e técnico, são nesses ambientes que há desenvolvimento de pesquisas de extrema relevância para todo o país e até para o mundo, são alunos extremamente dedicados e comprometidos com a educação, fora que, sem nenhum clichê, somos nós o futuro da Nação, assim como muitos estudantes que não tiveram a oportunidade de estudar em escolas como o CEFET-MG.

A última coisa que gostaria de apontar aqui, é como Vossa Excelência irá gerir as medidas em relação ao coronavírus, já que em algum momento deveremos voltar à normalidade. É absurdo ficarmos mais de 1 ano confinados, perdendo o ano escolar, por um capricho, orgulho e irresponsabilidade das autoridades, o senhor não acha, Presidente?

Aguardo seu retorno,

Saudações,

Jean da Silva Araújo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com