TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caverna dos Sonhos Esquecidos

Por:   •  6/12/2016  •  Dissertação  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE SUBSTITUIÇÃO TÁSSIO[pic 1]

A caverna dos sonhos esquecidos

Após ver o documentário, começo a refletir sobre os princípios da comunicação humana. Acredito que de forma semelhante ao que se pode estudar na comunicação entre animais, que esta se dá de forma natural e instintiva, para sobrevivência e perpetuação das espécies. Os seres humanos provavelmente tiveram uma experiência tão rudimentar e despretensiosa quanto todos os animais, diferentemente do que vemos hoje.

Os desenhos e esculturas vistas no documentário, são, em meu modo de ver, uma evolução desse modo inicial de se comunicar, ultrapassando os limites de fins instintivos, trazendo a ideia de um ser, mostrando sua visão de mundo, não necessariamente para outros humanos, mas como uma forma de autoconhecimento. A ideia dos signos, como forma de levar a comunicação mais adiante, é algo que transcende esses limites e eleva os seres humanos a um outro patamar de comunicadores. A fixação de uma linguagem evoluída e codificada, que se dá com a evolução da comunicação oral e gestual, indo até a visual e a escrita, mostra, de forma simples e resumida, a linha evolutiva desse modelo de comunicação.

Durante esse processo evolutivo da comunicação humana, pode se observar, também, uma evolução na capacidade cognitiva do ser humano, que passa a entender cada vez melhor o mundo que vive, não necessariamente o respeitando. A comunicação visual é algo muito marcante, de forma exclusiva, por um grande período evolutivo, onde ainda não existia a codificação de uma linguagem escrita ou oral, como mostram os desenhos, pinturas e representações gráficas dos fatos que ocorrem nos períodos, quase sempre datados de milhares de anos atrás. Todo esse tempo e diversas formas de se comunicar, mostram como foi lento esse processo evolutivo, que hoje parece mudar a cada dia com o advento da internet e outras tecnologias.

Durante a evolução dos códigos de linguagens, é considerável falar sobre a diversificação desses, que, num pensamento lógico, deveriam caminhar para uma unificação, o que mostra que o processo evolutivo não se deu de forma isolada, como se pode ver atualmente nas diversas línguas que se encontram pelo mundo. Apesar dessa variedade nas formas de se comunicar e nos códigos utilizados para tal, temos uma comunicação fluente devido as convenções estabelecidas para cada coisa, o que podemos chamar de signos. Mesmo não usando o mesmo tipo de linguagem, pode-se chegar ao entendimento sobre qualquer coisa facilmente, basta a tradução dessas diferentes linguagens serem feitas, ultrapassando até mesmo deficiências físicas, como também alguns ruídos na comunicação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com