TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Empresarial

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Aluno: Ana Laura Andrade Tobias de Paula

Matrícula: 2018.2.24.030

Turma:                 Regular (2019.2)                Especial (2019.2)

Trabalho: Resenha do texto "A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas"

A Comunicação Organizacional em contextos digitais

O presente texto estudado, aborda a comunicação digital como a forma comunicativa da sociedade da informação. Institui-se uma nova forma de comunicação afetando o conjunto das relações sociais, não apenas as especificamente comunicacionais, mas em todos os níveis, na comunicação, nas relações pessoais e interpessoais, no trabalho, nas instituições e na indústria. Hoje, ocasionalmente não há órgão produtivo que não esteja vinculado a algum tipo de relação de comunicação digital, mesmo que indiretamente.

 O efêmero e a liquidez sugeridos por Bauman (2001) atingem também o cenário das comunicações que praticamos nas organizações e nos relacionamentos delas com os seus públicos. A Comunicação Organizacional, portanto, tem a importante tarefa de criar e manter relacionamentos entre uma organização e seus públicos, independentemente do meio. Porém, pensar em estratégias de comunicação na contemporaneidade implica entender que on e off se fundem e que formatos de conteúdo imediatos, efêmeros e inconstantes ganham visibilidade entre os usuários de mídias sociais.  O padrão do imediato para as interações e diálogos dos usuários com as organizações e vice-versa acaba por criar um novo modelo de relacionamento, o que, consequentemente, exige dos comunicadores novas formas de se pensar estratégias comunicacionais.

Elizabeth Saad Corrêa enumera sete características da comunicação digital: presença geral, estabelecimento de diálogos como forma de relações sociais, uso de formas expressivas, configuração de métodos de produção cada vez mais integradores, regularidade das comunicações, conversações participativas e integração da mídia informativa.

As críticas ou comentários de usuários sobre marcas, produtos, serviços e experiências passa a ser “mídia” essencial na construção da reputação e da imagem das organizações. Contudo, toda essa mídia gerada pelo consumidor causa uma expectativa por parte destes usuários em relação às organizações no que diz respeito ao tempo de resposta e solução. Os usuários/consumidores acreditam que devam ser considerados de maneira imediata.  Atualmente é possível dizer, inclusive, que a relação entre comunicação e tecnologia é irreversível de ser negligenciada, o que coloca o comunicador contemporâneo em um constante exercício de correlação entre a ciência das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a tradicional arte de comunicar.

Dessa forma, conclui-se que a Comunicação Organizacional na contemporaneidade ganha contornos que abrem novas possibilidades de diálogo e visibilidade. Num cenário permeado pelas tecnologias digitais, as organizações se veem desafiadas a entender as transformações que impactam diretamente em seus modelos clássicos de comunicação que até então desconsideravam ou pouco exploravam esse novo ambiente.

Referências bibliográficas

(Capítulo 3) CORRÊA, Elizabeth Saad. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. In: KUNSCH, M.M.K. (Org.) Comunicação organizacional estratégica: Aportes conceituais a aplicados. São Paulo: Summus, 2016. p. 59-76.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (342.6 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com