TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Musical

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS COMUNICAÇÃO E ARTES

ICHCA

CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

ANILSON ALVES DE BARROS

FILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 A comunicação que vem da música

Maceió

Fevereiro de 2020

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS COMUNICAÇÃO E ARTES

ICHCA

CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

ANILSON ALVES DE BARROS

FILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 A comunicação que vem da música

Maceió

Fevereiro de 2020

Resumo

Com esse artigo, pretende-se mostrar a relação entre a música e a comunicação, tendo como objeto a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Passo de Camaragibe – AL, que há 42 anos, vem fazendo uma comunicação diferente do que costumasse ver habitualmente. Pois, para muitos, a comunicação é restrita a TV, Rádio, Jornal escrito e mais ainda nas redes digitais (internet). No entanto sabemos que há comunicação das mais variadas formas, e usando a metodologia de pesquisa in loco, deixar evidente esse meio de comunicação que também é muito usado pelo marketing para atrair consumidores.

Palavras chave: Comunicação. Música. Códigos. Digital. Filarmônica.

Abstract

With this article, we intend to show the relationship between music and communication, having as object the Philharmonic Nossa Senhora da Conceição of Passo de Camaragibe - Al, that for 42 years, has been making a different communication than usual. For, for many, communication is restricted to TV, Radio, Newspaper and even more so on digital network (internet). However, we know that there is communication in the most varied ways, and using the on-the-spot research methodology, make evident this means of communication that is also widely used by marketing to attract consumers.

Keywords: Communication. Music. Codes. Digital.

Introdução

Não é novidade que a música seja usada como uma ferramenta para a transformação emocional das pessoas. Da trilha sonora do filme que assistimos, vinculando as características da cena (suspense, humor, horror) ao tipo de música e, depois, ao contexto musical da loja moderna, esses fundos são projetados para combinar o conceito da marca com um certo estilo musical (música) É amplamente utilizado para convencer indivíduos. Schaeffner (1958) explicou que mesmo antes da descoberta da fonte do fogo, as pessoas primitivas se comunicavam através de gestos e sons rítmicos para desenvolver a música, resultado de experiências pessoais e sociais de longo prazo e incontáveis.

Do mesmo modo, ao nascer, uma criança entra em contato com o universo sonoro circundante: os sons produzidos por entidades e objetos vivos. Essa conexão com a música pode ocorrer, por exemplo, através dos dispositivos de acalmação ou som da mãe, os sons da natureza e outros sons produzidos em sua vida cotidiana. Segundo o educador musical brasileiro Ilari (2003), o primeiro contato humano com a música ocorre antes do nascimento, na vida intra-uterina. Ouvindo o batimento cardíaco da mãe, que é mais rápido e mais lento que o seu, o feto entra em contato com um dos elementos básicos da música - o ritmo.

Segundo Janotti et al. (2011), as expressões musicais sofreram extensas modificações no processo de circulação, consumo e produção devido a mudanças tecnológicas. A música está ligada a questões sociais, culturais e econômicas e abrange uma grande cadeia produtiva responsável pela produção, distribuição e consumo de música nas mais diversas áreas.Barcelos (1979, p. 62) afirma que “o ser humano é um ser musical”. Já que música é uma das formas primordiais da expressão humana. Moraes (1985) ainda completa:

A música é principalmente um movimento. E um senso ou consciência do espaço-tempo. Ritmo; sons; silêncio e barulho; estruturas que compõem formas vivas. Música também é tensão e relaxamento, expectativa atendida ou não, organização e liberdade para abolir a ordem escolhida; controle e chance. Música: alturas, intensidades, cores e durações - uma maneira peculiar de sentir e pensar. Por exemplo, a música que mais me interessa é a música que propõe novas formas de sentir e pensar (MORAES, 1985, p. 7). A comunicação envolve o uso de códigos, símbolos, linguagem e interatividade. Graças a isso, é possível enviar mensagens entre o remetente e o destinatário por meio (incluindo Internet, televisão, rádio). Em sua definição, a comunicação é um processo de troca e compartilhamento de informações e utiliza sistemas simbólicos para apoiar a participação em algo ou fazer algo comum. Tendo a comunicação um dos meios necessários para a civilização contemporânea, isso faz com que a comunicação e seu entendimento ultrapassem uma simples questão de transmissão de mensagens entre um emissor e receptor.

Mas isso é um começo que teve com as populares Filarmônicas, que contribui na formação de músicos, desde a infância até a juventude, muitos dos quais até se envolver em música e arte. No entanto, estes foram esquecidos pelas autoridades públicas. Claro, eles não são todos. Embora a Filarmônica seja o elo de comunicação entre a população mais carente e a chamada "elite" e o mercado de trabalho, também é parceira em educação e assistência social. Embora existam inúmeros músicos de bandas militares e até civis, eles exercem em várias instituições.

Assim como o povo brasileiro, essa banda também apresenta uma variedade de gêneros e escritores em todo o espaço brasileiro. Fenômenos históricos e sociológicos tão importantes quanto os fenômenos artísticos, como bandas de música de hoje que estão em um estado latente em muitos lugares. No entanto, ainda desempenha um papel importante na mobilização da comunidade nos momentos mais caros e solenes; cumprindo os deveres da escola de música livre do Conservatório de Música Popular; manter o guardião da tradição da música popular brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com