TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Tecnologia

Por:   •  26/3/2023  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Cauã Plácido Peres

Título do texto resenhado: Filosofia da tecnologia: um convite CAP 8

"Filosofia da tecnologia: um convite” publicado em 2011 pela editora da Universidade Federal de Santa Catariana e escrito por Alberto Cupani, levanta um debate filosófico sobre a tecnologia de maneira a ser visualizada nos tempos atuais e a forma como ela se faz algo quase natural. O texto mantém uma linguagem clara e direta, sempre trazendo exemplos para melhor contextualização.

O livro contém 9 capítulos nos quais são destrinchados temas e tópicos diferentes sobre a tecnologia a partir de um olhar filosófico. Nesta resenha iremos tratar apenas sobre o capítulo 8 “O impacto da tecnologia na cultura”.

O Capítulo 8 do livro, é dedicado a falar sobre os impactos da tecnologia em diferentes culturas e a forma como a nossa sociedade se molda em torno da tecnologia. O autor fala sobre a vinculação entre a ciência e a tecnologia onde surgiu a tecnociência, e como as novas tecnologias são capazes de mudar nossas rotinas, desde as tarefas mais básicas até as mais complexas do nosso dia a dia. Dividido em tópicos o capítulo oito fala sobre Os meios importam mais do que os fins, Universalização das normas técnicas, Valoração do artificial, Mudança na percepção do tempo, Conhecimento reduzido a informação, Alteração da personalidade, Perturbação da cultura, Supressão de alternativas e com essas temas conseguimos ver de que forma a tecnologia indefere na cultura.

O livro constrói um pensamento fluido, claro e de fácil entendimento, o assunto abordado não parece ser causar muitas indagações até que você consegue perceber os exemplos citados no seu cotidiano, o pensamento do autor vem se comprovando cada vez mais atual com o avanço da tecnologia e da ciência com o passar do tempo.

A obra aborda um tema relevante para a sociedade e fazendo o uso de uma linguagem clara, permite que pessoas que não possuem um conhecimento adequado sobre o assunto possam entender o que o autor deseja passar para os leitores, mesmo com isso podemos perceber que o público alvo do livro está presente entre estudiosos de antropologia e entusiastas ao desenvolvimento tecnológico.

Alberto Cupani um filósofo e escritor conhecido por seus livros sobre ciência e estudos filosóficos da ciência e atual professor da UFSC

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com