TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE TECNOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Por:   •  13/11/2020  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE GAMALIEL

FACULDADE DE TECNOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Nayza Rodrigues Cruz

SOCIALISMO UTOPICO E

MARX E ENGELS

Tucuruí-PA

2020


FACULDADE GAMALIEL

FACULDADE DE TECNOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Nayza Rodrigues Cruz

SOCIALISMO UTOPICO E

MARX E ENGELS

Artigo apresentado a Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas, Gamaliel (FATEFIG), com requisito de obtenção de nota na disciplina de Economia Politica, sob orientação da professora Ivila Renata.

Tucuruí-PA

2020


O CONFLITO DENTRO DO SOCIALISMO E SEUS DEFENSORES

Neste trabalho abordaremos dois textos referentes ao socialismo, onde será exposto o momento em que o socialismo sofre uma dicotomia, passando a existir o socialismo utópico e o socialismo revolucionário.

        Os dois artigos retratam teorias e conceitos que favoreceram e ainda favorecem a sociedade de forma significativa, a leitura nos trás fortes opiniões que nos leva a uma definitiva reflexão sobre o capitalismo em nossa sociedade atual.

        A principio iremos relatar a respeito do socialismo utópico, que fora fielmente defendido por socialistas renomados como Saint Simon, Charles Fourier e Robert Owen, que nos remetem a sua forte convicção em que o socialismo poderia ser implantado através da firme conversação, seguido de atitudes pacificas.

        Este lado do socialismo fora muito criticado pela segunda corrente socialista já citada, o socialismo revolucionário, que também é conhecido como socialismo cientifico. Suas duras criticas chamavam os defensores do socialismo utópico de “românticos”, pois não acreditavam ser possível alterar a sociedade com medidas simples e pacificas.

        Tal corrente surgiu no século XIX, tendo como ponto de partida a obra de Karl Marx e Friederich Engels, “Manifesto Comunista”. Seu objetivo eram revoluções que levariam o proletário a igualdade monetária dentre os mais favorecidos, que os exploravam com duras carga horarias de trabalho e baixos salários.

        Dentre seus defensores estava Proudhon, Bakunin, Kropotkin e Lenin, todos estes acreditavam que o socialismo deveria ser implantado através de analises cientificas. Mijail Bakunin dentre suas doutrinas mostrou também as diferenças entre os ideais do anarquismo e do comunismo. Tratando-se do anarquismo, não podemos deixar de mencionar Pierre-Joseph Proudhon, que foi considerado o primeiro anarquista genuíno, pois desprezava a presença de uma hierarquia na sociedade.

        A revolução socialista tem a obrigação de abolir de maneira integral toda a divergência social, todo abuso de poder. Para Marx é necessário que o proletário  compreenda que o regime que viviam, com todas as misérias com que sobrecarregavam os operários, engendra ao mesmo tempo as condições materiais e as formas sociais necessárias para a mudança socioeconômica que almejam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com