TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desafios e Perspectivas

Por:   •  19/11/2022  •  Artigo  •  5.182 Palavras (21 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

ACULDADE METROPOLITANA DO MARAJÓ - FAMMA

Credenciada pela Portaria MEC nº 1.348 – D.O.U 02/12/2016

Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar

José Rildon Tavares Nogueira[1]

Suziane Correa Ramos[2]

Profa. Dayna do Nascimento [3]

GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desafios e Perspectivas

BREVES-MARAJÓ- PARÁ

2021

JOSÉ RILDON TAVARES NOGUEIRA

SUZIANE CORREA RAMOS

GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desafios e Perspectivas

Trabalho de conclusão de curso, apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, na Faculdade Metropolitana do Marajó-FAMMA.

Orientador: Prof. Esp. Dayna do Nascimento

BREVES –MARAJÓ- PA

2021

JOSÉ RILDON TAVARES NOGUEIRA

SUZIANE CORREA RAMOS

GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desafios e Perspectivas

Trabalho de conclusão de curso, apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, na Faculdade Metropolitana do Marajó-FAMMA.

Orientador: Prof. Esp. Dayna do Nascimento

Aprovado em: _____ / _____ / ______

Banca examinadora:

_______________________________________________________

Orientador: Prof. Espec. Dayna do Nascimento  

Instituição: Faculdade Metropolitana do Marajó

Nota: ____________

        BREVES – MARAJÓ- PA

2021

RESUMO

Este artigo é fruto de uma investigação sobre a gestão escolar em tempos de pandemia, seus desafios e perspectivas. O Objetivo desta pesquisa foi o de refletir acerca do papel da gestão escolar em meio a um período de crise sanitária que afetou todos os setores sociais, principalmente o educacional, fazendo com que este, de maneira emergencial, passasse de aulas presencias às aulas remotas. Para isso, tomou-se por base teórica os autores Alves (2020), Barroso (1998), Frigotto (1996), Gadotti (2014), Kubota (2020), Luck (2006), Menezes (2018), Peres (2020) e Veras (2021). O que possibilitou concluir que a gestão escolar, em sua maioria, por meio de estratégias e ferramentas, tem minimizado os problemas causados pela pandemia. Contudo, muitos gestores, por conta de seus professores ainda não conseguirem atuar nas plataformas digitais e a falta de estrutura das escolas e o/ou ainda as desigualdades socioeducacionais, estes tem enfrentado um desafio maior.

Palavras-chave: Gestão escolar. Pandemia COVID-19. Desafios. Perspectivas.

ABSTRACT

This article is the result of an investigation on school management in times of pandemic, its challenges and perspectives. The objective of this research was to reflect on the role of school management in the midst of a period of health crisis that affected all social sectors, especially the educational one, making it, in an emergency manner, move from classroom classes to remote classes. For this, the authors Alves (2020), Barroso (1998), Frigotto (1996), Gadotti (2014), Kubota (2020), Luck (2006), Menezes (2018), Peres (2020) and Veras (2021) were used as theoretical basis. This has made it possible to conclude that school management, mostly through strategies and tools, has minimized the problems caused by the pandemic. However, many managers, because of their teachers still cannot act on digital platforms and the lack of structure of schools and socio-educational inequalities, these have faced a greater challenge.

Keywords: School management. PANDEMIC COVID-19. Challenges. Perspectives.

1. INTRODUÇÃO

A história mostra que no decorrer dos anos, a humanidade tem enfrentado e vencido muitos desafios, e conseguido até mesmo se reinventar diante de situações de conflito, adaptando-se culturalmente, financeiramente e até mesmo moldando suas estruturas educacionais ao contexto da sociedade.

Atualmente, o mundo atravessa mais um momento de grandes transformações. O ano de 2020 trouxe consigo enormes mudanças, mudanças essas ocasionadas pela Pandemia do Novo Corona Vírus, que mudou a rotina da população mundial em geral, afetando todas as esferas da sociedade.

Um dos contextos mais afetados, fora o educacional. Visto que a aulas presenciais poderiam aumentar o número de pessoas infectadas no país, o governo federal, por meio do Ministério da Educação, na tentativa de ter o retorno das aulas, sugeriu que as mesmas fossem realizadas de maneira remota, mediante a Proposta de Parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19.

E em um momento como este, a maior pergunta que se fez e ainda se tem feito pelos gestores que estão à frente das instituições de ensino, é como administrar tudo isso e como conseguir que os alunos alcancem resultados com a forma de ensino sugerida pelo Ministério da Educação, observando as normas de saúde?

Por isto, este trabalho tem como objetivo, entender como a gestão escolar reagiu frente as dificuldades impostas pela crise sanitária global, revelar os desafios de gerir uma instituição em tempos pandêmicos, além de refletir sobre as perspectivas, o que se espera para a gestão escolar depois da pandemia.

Sendo assim, o tema abordado neste artigo, tem grande relevância, visto que, ao debater sobre os desafios da gestão durante a pandemia do Covid-19, reflete-se também sobre as novas as práticas educacionais inseridas no processo de ensino e aprendizagem por conta da crise sanitária, como as aulas remotas, não presenciais. Dessa maneira, entender a atual conjuntura educacional do país, é pensar também no momento por vir, por exemplo, sobre as tendências de tais práticas são permanecer pós pandemia ou, com a volta do ensino presencial aos poucos, se cairão no ostracismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com