TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  20/8/2019  •  Artigo  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

 

THAÍS MENADRA SANTOS DOS ANJOS DE MATOS

        

GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Rio Real/BA 2019

THAÍS MENADRA SANTOS DOS ANJOS DE MATOS

        

GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Rio Real/BA 2019

Resumo

A importância da gestão escolar tem sido, nos últimos anos motivo de várias discussões, sendo apontada como a grande responsável pela efetivação da  qualidade da educação. A partir da análise dessa responsabilidade atribuída à gestão escolar foi possível realizar um trabalho direcionado para a potencialidades e dificuldades enfrentadas pela gestão escolar, sobretudo, a gestão democrática e participativa. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar os desafios enfrentados pela gestão escolar na busca de uma educação de qualidade. Nesse sentido a metodologia utilizada para a elaboração do mesmo foi a pesquisa bibliográfica, através da qual foi possível compreender com mais eficácia as atribuições de cada componente da gestão escolar, bem como as esferas que a compõe. No decorrer do documento será possível compreender que não é tarefa fácil o papel do gestor escolar, mas tambés será possível compreender a necessidade e a importância da efetivação de uma gestão democrática e participativa para viabilizar a qualidade da educação.

Palavras-chave: Gestão. Desafios. Gestão democrática e participativa. Qualidade da educação.

Abstract

The importance of school management has been the subject of several discussions in recent years, and it has been pointed out that it is the main responsible for ensuring the quality of education. Based on the analysis of this responsibility attributed to the school management, it was possible to carry out work directed at the potentialities and difficulties faced by school management, above all, the democratic and participatory management. Thus, the objective of this work is to present the challenges faced by school management in the pursuit of quality education. In this sense, the methodology used for the elaboration of the same one was the bibliographical research, through which it was possible to understand more effectively the attributions of each component of the school management, as well as the spheres that compose it. Throughout the document, it will be possible to understand that the role of the school manager is not an easy task, but it will also be possible to understand the need and importance of implementing a democratic and participatory management to enable the quality of education.

Keywords: Management. Challenges. Democratic and participatory management. Quality of education.

Introdução

Esse trabalho foi motivado pela necessidade de conhecer mais a cerca da realidade que cerca a gestão escolar nos seus aspectos organizacionais, pedagógicos, financeiro e de pessoal, bem como o processo pelo qual se dá a gestão democrática e participativa e a importância dessa forma de gestão para o processo de qualificação da educação, uma vez que entende-se que a capacidade administrativa deve estar relacionada ao desenvolvimento do educando, que como se sabe, a aprendizagem não está limitada à sala de aula apenas, mas na escola de modo geral, indo desde a forma como a mesma está organizada até as relações que aí se estabalacem.

Para responder aos questionamentos aqui apresentados e para embasar as afirmações aqui colocadas, serão utilizadas ideias de autores que versam sobre os temas contemplados como: Paro (2008), Gadotti (2013), Freire (1997), Demo (2001), Luck (2009), entre outros. Todos esses autores apresentam relevante contribuição a cerca da qualidade da educação e/ou gestão e gestão democrática e participativa.

Nessa pespectiva, é relevante salientar que a gestão escolar desempenha papel decisivo no que concerne a qualidade educacional dos estudantes de uma unidade de ensino uma vez que dela depende o bom andamento e relacionamento de seus atores. Esse relacionamento deve ter respaldo no diálogo, na participação efetiva, favorecendo o pleno desenvolvimento dos aprendizes e contribuindo para a ampliação da formação do professor, tornando-os sujeitos mais empáticos e sensíveis às necessidades dos educandos e daqueles que constituem a comunidade escolar.

Além disso, compreende-se que uma educação de qualidade perpassa pela formação cidadão do sujeito que deve ter suas habilidades e competências desenvolvidas de forma a viabilizar a prática cidadão a partir da formação de um sujeito autônomo, crítico e reflexivo, capaz de colocar-se de forma consciente no meio em que vive, formando e transformando a realidade que o cerca.

Diante da situação já colocada, foi possível realizar uma breve investigação que busca responder o seguinte questionamento: Como a gestão escolar pode contribuir para a efetivação da qualidade da educação? Tal questão permerá esse trabalho, cuja resposta permitirá respaldar o mesmo na tentativa de compreender as atribuições dessa função tão relevante e necessária no cotidiano educacional.

1. Gestão escolar e seus elementos/pilares

O termo de gestão escolar foi criado visando superar uma possível limitação gerada pelo termo administração escolar, sendo constituído a partir dos movimentos de abertura política do país, que começaram a promover novos conceitos e valores, associados sobretudo à idéia de autonomia da escola, propiciando a participação da sociedade e da comunidade, vislumbrando a criação de escolas comunitárias, cooperativas e associativas e ao fomento às associações de pais.

Compreende-se que uma gestão escolar está intrinsecamente ligada aos projetos, políticas públicas e tendências metodológicas e epistemológicas que se construíram no arcabolso das condições históricas de uma sociedade e Paro identifica essa condição, ao afirmar que:

A administração escolar está, assim, organicamente ligada à totalidade social, onde ela se realiza e exerce sua ação e onde, ao mesmo tempo, encontra as fontes de seus condicionantes. Para um tratamento objetivo da atividade administrativa escolar é preciso, portanto, que a análise dos elementos mais especificamente relacionados à administração e à escola seja feita em íntima relação com o exame da maneira como está a sociedade organizada e das forças econômicas, políticas e sociais aí presentes (PARO, pag. 13, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com