TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS DESAFIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  8/4/2016  •  Artigo  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 10

INTEREAD

GRUPO INTERBRAS

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ROBSON BONFIM RIBAS

        EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS DESAFIOS

PINHÃO

2015

ROBSON BONFIM RIBAS

        EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS DESAFIOS

Trabalho a ser entregue ao Interead, como requisito legal para conclusão do e obtenção do título de especialista em Educação Física Escolar.

PINHÃO

2015


EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS DESAFIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

AUTOR: Robson Bonfim Ribas

RESUMO: A Educação Física Escolar, assim como todo o processo de ensino, sofreu várias mudanças nos últimos anos, em especial com o advindo da Tecnologia, que trouxe novos métodos e opções para seu uso durante as aulas. Na atualidade, essa Disciplina vem sendo muito contestada, seja por pais, alunos ou críticos da sociedade, pela sua real importância no ambiente escolar e na construção da formação do aluno. Alguns pontos que talvez prejudiquem o processo de ensino aprendizagem e ajudem a explicar essa falta de interesse na Educação Física na Escola são debatidos, como: a má formação docente; Baixos salários; Falta de interesse dos alunos; falta de materiais adequados às práticas; e a influência da tecnologia no ambiente escolar. Desta forma, cabe aos profissionais desmistificar a idéia de que a Educação Física é simplesmente um “rola a bola”

.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Formação Acadêmica e Desafios

SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AND ITS CHALLENGES

ABSTRACT: The School Physical Education as well as the entire teaching process, has undergone several changes in recent years, especially with the arising of Technology, which brought new methods and options for their use during class. Today, this discipline has been hotly contested, whether by parents, students or critical of society, its real importance in the school environment and the construction of student education. Some points that may impede the process of teaching and learning help to explain this lack of interest in physical education at school are discussed , such as: poor teacher training; Low wages; Lack of student interest; lack of appropriate materials to practice; and the influence of technology in the school environment. Thus, it is for professionals to demystify the idea that physical education is simply a " roll the ball "

KEYWORDS : Physical Education; Academic and Training Challenges

1 INTRODUÇÃO

Através de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho buscou identificar as dificuldades no ensino da Disciplina de Educação Física no âmbito Escolar, bem como os desafios enfrentados pelos profissionais, alunos e Instituições.

Com a crescente mudança na Economia Mundial e as novas tecnologias  surgidas, muito se deixou de lado a prática esportiva, que antes era vista como uma solução e agora passa a ser uma perda de tempo.

Segundo Rondinelli et al (2015) é preciso compreender que a Educação Física é uma Disciplina obrigatória no Currículo Escolar e tão quão importante que as outras disciplinas de base. Porém, essa visão é desviada, muitas vezes pelos outros professores, pela Instituição ou até pelos próprios professores de Educação Física, que a tratam como uma disciplina complementar as outras.

Para tanto, em um Estudo citado no site Portal da Educação (2015), se observam vários problemas e desafios a Disciplina de Educação Física têm que enfrentar nos dias atuais, como: Falta de Conteúdos específicos e com base estrutural para o melhor direcionamento do trabalho docente; Visão Estereotipada de que aula de Educação Física é jogar a bola; Falta de preparo dos Professores; falta de interesse dos Alunos e Falta de estrutura da Instituição.

Desta forma, o presente artigo buscará evidenciar tais problemas e discutir algumas possíveis soluções ao profissional de Educação Física no âmbito Escolar, para assim, tentar melhorar à prática da Disciplina.

2. CONTEXTO HISTÓRICO À ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Rondinelli et al (2015) define que o termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Há alguns séculos, o termo educar remete a uma ação separada entre corpo e mente como proposta por Descartes, no século XVII. Para tanto, quando se pensa em educar, se atenta ao indivíduo sentado, trabalhando apenas a mente, desatrelado ao movimento corporal.

Desde seu surgimento, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era baseada na prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável em relação aos possíveis malefícios da falta de inatividade. Com o passar dos anos, algumas alterações na idéia central foram realizadas e atualmente ela é uma disciplina muito mais complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares.

A partir desse enfoque dado à Educação Física de ciência com corpo próprio de conhecimento, começa a surgir algumas abordagens pedagógicas da Educação Física escolar. De acordo com Darido (2003) todas essas abordagens possuem divergências, mais também, um ponto em comum, ao qual, todas estão em oposição à vertente tecnicista, esportivista, biologicista e recreacionista até então predominantes na Educação Física escolar. 

Nesse contexto, a Educação Física escolar, atualmente, baseia-se em perspectivas e propostas nas abordagens que surgiram visando uma mudança de concepção da área. Na busca de romper com os moldes tradicionais, surgem várias abordagens, algumas com enfoque mais Psicológico (Psicomotricista, Desenvolvimentista, Construtivista e Jogos Cooperativos), outras com enfoque mais sociológico e político (Crítico- superadora, Crítico- emancipatória, Cultural, Sistêmica, e baseada nos PCNs), e até biológico, como a da Saúde Renovada (DARIDO, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (282 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com