TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  6/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

FMU | FIAM-FAAM

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Alicia Maria Gomes Silva

PRATIQUE E COMPARTILHE: Preconceito Linguístico (unidade 1)

São Paulo

2021

SUMÁRIO

1 VÍDEO        1

2 TEXTO JORNALÍSTICO        2

3 TEXTO LITERÁRIO        2

1 VÍDEO

        “Karol Conká pratica xenofobia com Juliette”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UKF45VPwuFs.

        O presente vídeo se passa no reality show Big Brother Brasil, que nessa edição conta com Karol Conká como uma das participantes. Karol, como visto no vídeo, diz que por ser curitibana é mais reservada e tem “mais educação para falar com as pessoas”, dando a entender que ela tem mais educação que Juliette, que é paraibana e é participante do BBB21 também.

        Juliette foi muito criticada por seu jeito e seus costumes durante as primeiras semanas do programa. Karol mostrou seu preconceito linguístico ao comparar seu jeito de falar com o jeito de Juliette, se julgando mais educada com relação à forma de falar e se colocando acima de Juliette e, consequentemente, da população paraibana.

        

2 TEXTO JORNALÍSTICO

“Fonoaudióloga brasileira em Portugal luta para provar que fala português” Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/22/fonoaudiologa-brasileira-em-portugal-luta-para-provar-que-fala-portugues.htm.

        De acordo com o texto jornalístico, Thais Cruz que é fonoaudióloga brasileira e mora há 23 anos em Lisboa, capital de Portugal, não consegue exercer sua profissão por, segundo o resultado do exame que fez, não dominar a semântica, a morfossintaxe, a fonética e a fonologia do português europeu, segundo o órgão responsável por regularizar a profissão no país.

        Thais acredita que esse resultado no seu exame se dá, por exemplo, pelo preconceito linguístico, já que afirma dominar a língua. Além dela, outras mil fonoaudiólogas brasileiras tentam obter o registro na profissão em Portugal e acabam passando pela mesma situação.

3 TEXTO LITERÁRIO

[pic 1]

Na presente tirinha, é possível observar a variação linguística existente e um pouco do preconceito linguístico na sociedade brasileira nos 5 primeiros quadrinhos. Ao falar “O certo é “tomate”!”, a personagem toma uma posição preconceituosa, já que afirma que o jeito de falar do outro personagem é errado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (100.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com