TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA E NORMA

Por:   •  17/11/2020  •  Resenha  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

LINGUAGEM, LÍNGUA, FALA E NORMA.

Então linguagem é  a capacidade humana de utilização de comunicação.

Ex: línguas, libras, braile, dança, pintura.

Classificação da linguagem

VERBAL: Por exemplo a língua é um excelente exemplo de linguagem verbal, linguagem verbal não significa verbo, ela significa fala.

NÃO VERBAL: Sem palavras. Ex: libras, braile, etc.

 MISTA: Agora vamos a um exemplo de linguagem mista. Um quadrinho por exemplo é um exemplo  de gênero textual de linguagem mista porque utiliza palavras e desenhos para expressar o seu significado.

LINGUAGEM LITERÁRIA: 1- conotação ( que é mudar o sentido real da palavra, linguagem figurada, metafórica,  mudar o sentido da palavra de acordo com a intenção que se tem) ex: chorei um rio de lagrimas, cortina de fumaça. Este tipo de conotação é muito usada em poemas.  Quando acorda cedo dizer que caiu da cama.

2 - emocionar o leitor, escrever de forma bonita para causar emoção, como na poesia e na musica, que também é uma forma de poema.

3- função poética, uso de rimas, de conotação,  trabalha a parte da estética do texto.

4-  várias interpretações, o que chamamos carinhosamente de plurissignificação, plural de significados, vários significados. Quando lemos um poema cada um interpreta de uma forma.

LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA: 1- denotação, sentido real da palavra, como cair da cama, estou na cama e cai da cama.

2- Transmitir informação, como na reportagem de jornal, o objetivo não é escrever bonito e sim informar o leitor.  Um dinamarquês mapeou a comunicação humana, de uma forma sensacional, ele mostrou que na fala ou na escrita você privilegia mecanismos. Se escrevo um diário, estou priorizando a mim mesmo, quando faz uma propaganda, o foco da propaganda é atingir o outro, cada tipo de texto tem um mecanismo, ele deu  um nome a esse mecanismo, ele chamou de funções da linguagem. Mas vamos adiante.

3- função referencial, o assunto, a informação é o mais importante, e não escrever de forma mais enfeitada.

4-  único significado, o uso de uma linguagem clara para todos interpretarem de uma forma, como em uma noticia.  

Então, linguagem verbal: palavra

Não verbal: sem palavras.

Literária:  a usada em poemas , mais voltada para o encantamento.

Não literária: mais objetiva e plena, mais informativa.

Língua

É um sistema de sons, de forma, de palavras, frases, enunciados, enfim várias formas para que seu uso correto alcance o objetivo da mensagem. É um fenômeno natural, histórico e social.  A língua pode ser: viva, morta ou extinta.

LÍNGUA VIVA- É a língua em uso, é ela acontecendo e evoluindo, se modificando devido ao seu uso pelos falantes. A fala vem antes da escrita e vem antes  no sentido de mudar, por exemplo antigamente falavam vosmecê, hoje falam você, e estamos caminhando para o  vc. Isso se chama neologismo, que é a criação de novas palavras: neo: novo : logos: palavra, e muda também no sentido, por exemplo se um grande grupo começar a chamar o amigo de irmão, logo irmão vai ser um sinônimo de amigo. Entendem. A língua muda conforme os falantes.

Língua viva precisa ter: registros e falantes, estar em uso, como o inglês, português e francês.

LÍNGUA MORTA: só tem registro. Por exemplo o latim, não existe falantes só os registros. Não é falada no dia a dia. Do latim surgiram as línguas românicas, porque quando havia guerras roma invadia os lugares e impunha também o seu idioma. Então por isso várias línguas surgiram do latim: o português, espanhol, francês, o italiano e ate o romeno vem do latim. Mas hoje o latim é uma língua morta.

 LÍNGUA EXTINTA : não tem registro e nem falante.  Que são línguas muito antigas, do tempo que não existia escrita, mas através de alguns historiadores sabe-se que essas línguas existiram e deram origem a outras.

E são assim que surgem as línguas e assim que o processo de formação das línguas acontecem.

O que uma palavra tem que ter para ser da língua portuguesa:

SOM E SIGNIFICADO  

Exemplo a palavra: asor ela falha no que ? Ela tem som ?  Sim. Ela tem significado? Não. Mudando a palavra ao  contrario se eu coloco rosa agora eu tenho o som e tenho o sigficado. Tenho significante e significado. Por esse motivo que por exemplo as pessoas brincam com palavrão, porque palavrao é muito regional, em

O QUE É FALA ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com