TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingua Portuguesa, Variações

Por:   •  29/2/2016  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS[pic 1]

Licenciatura em Educação Musical

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde/ Tutora: Carla Cristiane Geraldo/Aluna : Maria José De Cicco RA 576280 / Polo de Franca

At 1.4 - Produção de texto

Na minha observação diária entendi que a linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos. 

 E na linguagem diária de um mundo globalizado onde a era digital chegou pra ficar ,  ela vem se tornando uma das maiores barreiras de comunicação nos dias  atuais.

Temos acesso à milhões de pessoas no mundo todo com quem será possível conversar, e acesso à milhões de informações.

Porém não temos como ignorar que por causa das diversas culturas e etnias, a comunicação diária se torna difícil. É uma barreira difícil de se  transpor para os cidadãos, dificulta o ajuste político  e adia o progresso econômico e científico.

A forma como a língua portuguesa é empregada nos mais diferentes âmbitos da nossa sociedade, é no ensino escolar que ela se torna imprescindível, usando a linguagem do dia a dia como forma comum de comunicação entre as pessoas. É no ensino de ler e escrever que expressamos o nosso pensamento, nossas vontades e nosso jeito de ser e existir.

As mudanças socioeconômicas, políticas, históricas e/ou culturais fazem surgir novos conceitos e/ou termos para designar coisas novas e que ainda estão se fazendo compreender e aceitar na nossa sociedade.

A pratica do ensino da língua portuguesa precisa ser eficiente e tornar nossos alunos competentes no ato de escrever e interpretar textos. Isso não pode apenas se ater ao que os livros didáticos trazem,  é preciso que sejam promovidas atividades em que os alunos leiam textos da maneira em que foram publicados. Os gêneros textuais servem também como interação do aluno na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com