TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem e Produção em TV

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional
Publicidade e Propaganda

Linguagem e Produção em TV

Trabalho – ATPS
Etapas 1 e 2.
[pic 1]

Grupo CATALY

2015


ETAPA 1

TV Analógica e Digital - O sinal analógico e Digital, representa uma diferença na própria tecnologia que recebe, interpreta e transpassam informações. Apesar de ambas funcionarem com sinais elétricos, ambas tecnologias são convertidas em valores de voltagem e frequência. Um bom exemplo para entender essa discrepância, são relógios digitais, com visores, e analógicos, que exibem números. Um relógio analógico pode ser interpretado pelo movimento com o tempo de seus ponteiros sobre a face do relógio. Em um relógio digital, não há essa transição, um número, ou digito, sem incrementos, troca-se para outro. A atualização contínua de um relógio analógica revela umas das caraterísticas mais importantes desta tecnologia, mudança continuas, um sinal que varia continuamente. Assim como a voltagem de uma corrente elétrica de uma casa, um sinal “alternado” que varia.

O sinal digital só pode ser emitido em dígitos binários, de ativado, ou desligado, (1 ou 0) assim constituindo a cadeira de números que pode ser interpretada como uma informação, pixel, cor, texto, e todas as outras informações digitais. Um sistema que compreende sinais analógicos como digitais, cria uma espécie de linguagem, onde baixas voltagens são convertidas para 0, e voltagens mais altas são considerados como 1.

Em resumo, sinais analógicos estão sob constante variação de frequência, ao passo que sinais digitais tem níveis definidos. Um sinal analógico é como uma rampa, e sinais digitais são como escadas. Sob esta perspectiva, um sinal analógico pareceria poder receber e enviar com muito maior precisão informações, porém, o problema é o ruído que existe em qualquer transmissão. Simplificar isso para duas variáveis, elimina muito do ruído que poderia causar algum problema, independentemente de haver uma variação na voltagem, ainda assim será compreendido como um valor completo, eliminando boa parte das distorções e ruídos de transmissões.

Analisando sobre o perfil de uma televisão, a tv analógica conta com um sinal mais suscetível a ruídos e granulação, assim como a perda de sinal, enquanto a tv digital conta com maior estabilidade e qualidade de imagem e som. Ainda há a possibilidade de novas interações e operações em um equipamento digital, como indicações da programação agendada para o dia, a compra de serviços e outras operações digitais impossíveis de serem cumpridas em um equipamento analógico tradicional.

Existe ainda no Brasil grande resistência a troca de tecnologia dado que em muitas casas ainda existem televisores antigos, que não suportam o sinal digital. Mesmo havendo iniciativas para a compra de adaptadores, não parece haver grande interesse em obter um melhor sinal e imagem, já que processos que envolvem gastos e mudanças não são apreciados em situação nenhuma. Contanto, com a melhora no acesso a compra de novos televisores, se torna cada vez mais comum a utilização de redes digitais de transmissão.

 Em outros países, como o Japão, cuja facilidade em comprar eletrônicos é relativamente maior comparada ao Brasil, os televisores de “tubo” estão praticamente extintos, reversados para ambientes de pouca utilização como cozinhas e em cantos de lojas. O Japão também é conhecido como um Pais que se desfaz de itens em perfeitas condições de uso, muito bem preservados, porém ultrapassados. É relativamente possível conseguir um equipamento gratuito. Em 2011 o sinal analógico foi interrompido, e toda a programação passou para o Digital. Ainda assim, existem pacotes gratuitos para se assistir canais Japoneses pela internet, como a NHK, canal do governo (semelhante ao canal Cultura em tom e temáticas), conteúdo em Inglês e japonês estão disponíveis ao vivo. Assim como a possibilidade de assistir competições de Sumo.

Para que o Brasil descontinue o sinal analógico, o Ministério das Comunicações definieu em junho de 2014, que tendo início em 2015, o processo do desligamento do sinal analógico, por municípios. Com expectativa de conclusão até 2018. Mas, para isso, pelo mentos 93% dos domicílios precisam ser capazes de captar o sinal digital.


Semióticas de um Telejornal e um Talk-Show - Um programa de Talk show trata tematicamente de convidados que são entrevistados para discutir e comentar sobre assuntos escolhidos por um apresentador. Convidados normalmente são pessoas com influência ou experiência no assunto na qual o episodio tratará. Alguns shows, considerados “Call-ins” recebem chamadas telefônicas ao de espectadores. Existem também diversos subgêneros e temáticas específicas que dão personalidade aos programas. Bem cedo pela manhã, este tipo de programação trata de cuidados da saúde, culinária, novidades de celebridades. Programas da madrugada, normalmente se concentram em celebridades, entretenimento e estilo de vida. Em países como o Estados Unidos existe o “Sunday Talk”, um gênero particularmente focado em discussões políticas, um clássico da televisão americana, nos shows figuras políticas e candidatos digladiam com jornalistas, comentadores e a oposição. Esses formatos não são fixos, e muitas vezes se mesclam com programas informativos, onde se começa a perceber uma diferença de linguagem e estilo para o Telejornal. Este último tende a ser mais imparcial, trazer informações e notícias relevantes em âmbito nacional ou internacional dependendo do horário do telejornal, que também varia em muito o seu conteúdo, assuntos abordados. Alguns jornais durante a parte da noite cobrem economia e política, enquanto jornais da manhã tratam de assuntos mais leves e de menor importância. Também existem programas jornalísticos policias, com forte ênfase na criminalidade e ações policiais. Ainda assim existe a forte presença do apresentador como figura que medeia as informações com o público, sendo o receptor e o controlador das situações que se desenrolam em seus programas.
Os apresentadores por vezes possuem mais relevância como marca do que a identidade criada para o próprio programa. Ainda assim, em TalkShows é muito mais frequente encontrar programas com os nomes de seus apresentadores, que tendem a ser fixos. Ao passo que jornalistas normalmente sofrem alterações e não são tão determinantes para o conteúdo, de uma forma geral.

Em outros países estes programas apresentam diferentes modelos, no Japão por exemplo, programas televisivos normalmente tem um conjunto de humoristas ou convidados que fazem parte de um círculo mutável de comentadores, onde há normalmente um apresentador fixo. Os programas variam de concursos de Talkshow para pegadinhas, muitas vezes um dos convidados é um talento estrangeiro, que cria um laço com as situações que se referem a cultura ocidental.

        

Linguagem e estética televisiva. - A indústria da televisão e do vídeo normalmente envolve diversos profissionais em diferentes etapas de criação e desenvolvimento, e é essencial que haja uma comunicação eficaz entre diretores, produtores, e todos os outros envolvidos na produção deste tipo de mídia. Durante a história da televisão e do cinema, vários coceitos surgiram para definir e preparas as bases para uma linguagem em vídeo, o que inclui câmeras, composição da cena, iluminação, estilos de atuação, edição, tipo de diálogo, enredo, gênero, temas específicos, som, e perspecitvas. Também devem ser considerados produções específicas, como documentários e filmes animados, onde a sempre crescente tecnologia modifica a televisão, filme e a mídia como um todo atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (697 Kb)   docx (505.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com