TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção dos Alunos sobre a Educação Física no ensino médio.

Por:   •  13/6/2016  •  Seminário  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Curso: Educação Física

Resumo de artigo

A percepção dos alunos sobre a Educação Física no ensino médio.

 Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000400601&lng=pt&nrm=iso

Autores: Fábio Brandolin, Mariane Campelo Koslinski e Antonio Jorge Gonçalves Soares.

O artigo sobre a Educação física no ensino médio buscou coletar dados que respondessem a pergunta central da pesquisa: A experiência curricular da educação física é percebida como positiva pelos alunos? Foram ouvidos alunos do ensino médio da rede estadual do município de Petrópolis, Rio de Janeiro. Grande parte dos alunos vêem positivamente o ensino da Educação física nas escolas e muitos até a consideram como uma matéria essencial na grade curricular, precedida de matemática e português.

A criação do ISEF (Indicador de Satisfação em Educação Física) auxiliou em toda a composição da pesquisa que teve a participação de uma média de 8.157 alunos e dentre eles a maioria são do sexo feminino.

Muitos elementos internos e externos influenciaram nas respostas dos alunos. A prática de exercícios fora do ambiente escolar, o sexo, a idade, as habilidades no esporte, influenciaram os dados de forma significativa e no geral positiva. De acordo com a pesquisa sobre a satisfação com as aulas de educação física no ensino médio, 78,2% dos alunos se mostraram satisfeitos e 21,8% insatisfeitos. Além disso, as práticas esportivas nas escolas não podem ser encaradas apenas como uma hora de lazer, mas também como um grande auxilio na concentração, perseverança, autoconfiança, inteligência tática, além do rendimento motor ou físico.

A questão do preconceito com algumas práticas que parecem ser mais voltadas para um dos sexos dificulta muitas vezes o trabalho do professor com os alunos. Alunos do sexo masculino geralmente tem dificuldade em aceitar realizar atividades que parecem ter sido desenvolvidas mais para o sexo feminino e acabam se excluindo das aulas.

Por fim, dar voz aos alunos na hora do planejamento das aulas e dos esportes contribui para o aumento da satisfação dos mesmos em relação à disciplina que é ao mesmo tempo uma ruptura com a rotina da sala de aula e a introdução da recreação e do lazer.

Concluiu se que a análise de outras disciplinas e da resposta dos alunos em relação a elas podem fornecer dados que contribuam para uma melhora pedagógica no ensino. Erradicando problemas didáticos e estimulando cada vez mais o aluno ao aprendizado.

Yuri de Souza Brazil

Educação Física - Licenciatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com