TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física No Processo De Inclusão Escolar De Alunos Com Autismo No Ensino Fundamental

Por:   •  31/5/2023  •  Monografia  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

UNIDADE ITUIUTABA

Laura Carolina Maia Oliveira Akkari

ATIVIDADE FÍSICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

ITUIUTABA

2022

ATIVIDADE FÍSICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG – Unidade Ituiutaba, como pré-requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Educação Física.

Orientadora: Prof.a Drª Larissa Romanello

ITUIUTABA

2022

ATIVIDADE FÍSICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG – Unidade Ituiutaba, como pré-requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Educação Física.

Em Ituiutaba-MG, em __/__/__

Banca Examinadora:

______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

AGRADECIMENTOS

Gostaria de começar agradecendo Aquele que me permitiu estar aqui, Aquele que me dá a capacidade e força necessária para fazer as pequenas e as grandes demandas do dia à dia: Obrigada Jesus!

Gostaria de agradecer aos meus pais, por me darem sempre o necessário (e muitas vezes mais que o necessário) para chegar até aqui!

Um agradecimento bem especial a minha irmã Ana Clara, que sinceramente sem ela, eu não teria chegado até aqui. Obrigada Aninha, por ter tido paciência e boa vontade. Você é 10!

Gostaria de agradecer ao meu marido João, que pediu para estar presente aqui nos meus agradecimento... Brincadeiras à parte, obrigada, meu amor, por ter sido o meu Sábado, por ter me deixado descansar em você! Eu te amo.

Gostaria de agradecer ao meu filhinho Pedro que ainda está na barriga mas que com certeza foi para mim nesse processo, um grande incentivador! Eu amo você, meu filho.

Aos meus professores, em especial minha orientadora Larissa Romanello, por toda a paciência e conhecimento passado!

Por fim, obrigada a todos os que, de alguma forma, fizeram parte dessa trajetória.


" –Cumpre o pequeno dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes."

(São Josemaría Escrivá)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................08

2. OBJETIVOS ..........................................................................................................10

2.1. Objetivos Específicos ...............................................................................10

3. METODOLOGIA ...................................................................................................10

4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .................................................................................11

4.1. Transtorno Espectro Autista: Análise geral..............................................11

4.2. A Inclusão do aluno portador do TEA no sistema educacional e suas dificuldades................................................................................................................12

4.3. A importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento e para o processo de inclusão de alunos com TEA......................................................14

4.4. Práticas pedagógicas inclusivas validadas para serem aplicadas à crianças com TEA nas aulas de Educação Física.....................................................15

5. CONCLUSÃO .......................................................................................................18

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................19

RESUMO

O autismo é descrito por uma desordem cerebral que implica diretamente em áreas do desenvolvimento humano, interferindo no modo de percepção do mundo e em suas interações, podendo haver instigações sociais, comportamentais e de comunicação. O autismo pode ser também denominado Transtorno Espectro Autista (TEA), pelo fato de sua complexidade e da variedade de sintomas. Por meio de uma extensa revisão bibliográfica acerca do processo de inclusão desses alunos nas aulas de Educação Física, o presente estudo teve como objetivos: entender as dificuldades do professor de Educação Física  ao se deparar com situações onde há a necessidade de incluir o aluno autista ao restante da turma de Ensino Fundamental.; salientar a importância do papel da educação física escolar para o desenvolvimento do aluno com TEA, bem como a importância no processo de inclusão desses alunos, resultando em meio práticos e concretos de incluir o aluno com TEA de maneira eficaz por meio de práticas pedagógicas assertivas, visando a autonomia e o desenvolvimento do aluno autista.

Palavras chaves: educação física; atividade física; autismo; TEA;


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Schliemann e colaboradores (2020), o Transtorno Espectro Autista (TEA) é uma patologia crônica que afeta 1,5% das crianças em idade escolar, podendo os sinais do TEA serem observados já na primeira infância. Estes sinais podem se manifestar através de características na comunicação, no comportamento e nas interações sociais, sendo, assim, caracterizado como um transtorno de natureza social e cognitiva. Além disso, há também relatos clínicos e acadêmicos que apontam o surgimento de dificuldades motoras nos indivíduos com TEA. Tais evidências manifestam que, indivíduos portadores do TEA revelam danos no equilíbrio e controle postural, nas ações motoras, na imitação de ações e gestos e no desempenho locomotor, dificultando assim a participação destes indivíduos e aprendizado nas aulas de educação física e nos esportes. Desta forma, para que haja um maior desenvolvimento entre os indivíduos que apresente o TEA, torna-se de grande  importância a aplicação e execução de atividades que incluam estes alunos em todas as disciplinas, inclusive na educação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (215.8 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com