TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Comunicação

Por:   •  17/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da Comunicação e os Avanços Tecnológicos

Teoria Hipodérmica: elaborada pela Escola Norte-Americana, por volta de 1930, trata-se de uma mensagem enviada para o alvo (audiência) e se propaga infalivelmente a todos os indivíduos da mesma forma, de modo manipulador.

Teoria Ator de Rede (TAR): elaborada por volta de 1980, se destacando a partir do fim de dos anos 2000, pelo sociólogo francês Bruno Latour, trata-se das pesquisas de internet que envolvem a comunicação entre humanos e maquinas, ou seja, pensar o caráter comunicacional e incluir as maquinas no cotiado de forma que a tecnologia seja mais considerada.

Duas teorias distintas que realizando comparação, verificamos que, a teoria hipodérmica está ligada a analisar a mídia com embasamento das teorias psicológicas, aplicar métodos de pesquisa no estudo do comportamento humano. Já a teoria ator de rede se destaca por querer unir a comunicação entre humanos e maquinas de forma que as maquinas fariam o papel tecnológico dos humanos.

A diferença compreendida entre ambas é que devido ao embasamento de teorias psicológicas influenciou nas pesquisas para utilização de maquinas como forma que analise de mídias locativas considerando as maquinas partes da sociedade onde a tecnologia estaria inserida tanto na sociedade e utilizada de forma para diferentes fins quanto nas maquinas que repassariam de volta para utilização dos humanos.

Podemos utilizar como exemplo dessa compreensão, os aparelhos telefônicos (celulares/smatphones), maquina utilizada pela grande maioria da população mundial como meio de comunicação e estudo. Tecnologia inserida na sociedade unindo a comunicação entre os humanos e maquinas se tornando um elemento comum para todos os alvos (população) se tonando uma influência muito grande entre todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com