TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação

01 – O que é pesquisa científica?

Pesquisa científica é o uso de técnicas rigorosas para entender uma determinada situação ou problema para adquirir informações necessárias de como as coisas funcionam.

02 – Para que serve os objetivos de uma pesquisa?

Os objetivos de uma pesquisa consistem em obter resultados do trabalho realizado ajudando a tomar decisões para depois resolver como proceder.

03 – Quais os tipos de pesquisa? Cite um exemplo para cada uma delas.

Existem dois tipos de pesquisa a qualitativa e quantitativa: pesquisa qualitativa tem por objetivo explorar os detalhes não se preocupando com os números, mas sim como será compreendida pelas pessoas, explicando assim o porque das coisas, o que é necessário ser feito, pois, os dados analisados não estão baseados em números; Pesquisa quantitativa diferentemente da qualitativa preocupa-se com a busca de resultados quantificados por meio de coleta de dados tem por objetivo apontar as preferencias, comportamento e outras ações de indivíduos que pertençam a um determinado grupo da sociedade.

04 – Qual a função do método em pesquisa científica?

A função do método de pesquisa científica é de esta venha a ter o melhor aproveitamento possível utilizando-se de um conjunto de elementos básicos para sua realização, sendo necessário saber o problema, obter informações e fazer seleção de fontes confiáveis, definir ações, fazer um tratamento das informações e por fim uma produção e indicar a confiabilidade das respostas.

05 – Quais são os tipos de métodos? Cite exemplos de pesquisas que os utilizam.

Os tipos de métodos são:

 - Método Indutivo é um processo mental tratando-se de informações particulares demonstrando a verdade e tirando conclusões genéricas.

exemplo:

Todos os gatos têm coração;

- Método Dedutivo não traz novos conhecimento suas conclusões são tiradas de conhecimentos já existente.

Exemplo:

Todos mamíferos têm coração;

Bem: Todos gatos são mamíferos

Todos os gatos têm coração.

- Método Hipotético-Dedutivo é a busca pela eliminação de erros de uma hipótese fazendo experimentos para nega-la, assim eliminando tudo o que é falso.

Exemplo:

  • - Como se formam os vermes na carne? São espontaneamente ou não?
  • - Os vermes são causados pelas mocas em contato com a carne?
  • - Se as moscas forem mantidas afastadas da carne não se desenvolverão nelas?

- Método Dialético é a arte de dialogar, debater e raciocinar, onde há ideias diferentes sendo defendidas e questionadas separando os fatos e dividindo as ideias para debate-las com mais clareza.

06 – O que é um tema de um trabalho?

É a elaboração de um projeto de pesquisa que consiste em segui um roteiro e regras para alcançar seus resultados e assim levantar uma hipótese.

 

07 – O que é o problema de pesquisa?

Problema de pesquisa é toda situação a qual possa causar uma serie de desencontros e equívocos sobre a natureza do problema verdadeiros ou falsos podendo causar desequilíbrio, mal-estar, constrangimentos às pessoas, ou seja, qualquer situação não resolvida, e que é objeto de discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com