TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da Lapa

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

A Evolução da Lapa

Situado na zona central do Rio de Janeiro, o bairro da Lapa começou a ser ocupado em meados do século XVIII, quando ainda era uma praia conhecida como Areias de Espanha. Seu processo de desenvolvimento durou décadas começando com a construção do Aqueduto da Carioca (atualmente conhecido como Arcos da Lapa), a fim de resolver o problema de abastecimento de água potável na cidade, um seminário e a igreja Nossa senhora do Carmo da Lapa, onde se deu origem ao nome do bairro, o aterramento da lagoa do Boqueirão, que hoje é o Largo da Lapa e a construção do passeio público.

A chegada da família real no século XIX contribuiu para o povoamento em massa com a construção de casarões para a corte portuguesa, começaram a circular os primeiros bondes elétricos pelos Arcos da Lapa, surgiram as Pensões, Cabarés e prostíbulos, dando forma à vida noturna e boêmia que  durou até 1940.Entrando em um processo de decadência na era de Getúlio Vargas o bairro perdeu seu brilho por repressão do governo, sucumbindo a condições precárias, com pontos de drogas, crimes e prostituição por toda parte.  A revitalização veio a partir da década de 70 com a elaboração do projeto Corredor Cultural, incentivado pela prefeitura da cidade a fim de renovar o brilho antigo que havia sido perdido nos bairros da zona central do Rio.

   Atualmente esse bairro antigo e tradicional da boêmia carioca é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com seus patrimônios históricos como a Sala de concertos Cecília Meireles, bares que preservam a antiguidade como o Rio Scenarium, a Escadaria Selarón cheia de cores, que liga os caminhos da Lapa a Santa Tereza, os Arcos da Lapa, um dos nossos cartões portais mais bonitos, as feiras nas ruas, os prédios que foram restaurados.

   A Lapa é o coração cultural do Rio de Janeiro, segundo bairro mais visitado da cidade, atrai pessoas do mundo inteiro por conter não somente um charme e elegância antigos, mas também porque é lá que as diferenças andam juntas, todas as tribos, com variedades de cores, estilos musicais, gostos diversos, um lugar cheio de vida. As principais atrações acontecem mesmo quando cai à noite, uma escolha pra lá de fácil quando a ideia é bebericar. “Aqui o fim do dia é o começo de tudo.”


[pic 1][pic 2]

[pic 3]


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (85.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com