TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de melhorar a comunicação na organização

Artigo: A importância de melhorar a comunicação na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O homem não pode viver sozinho, é necessário que ele interaja no meio onde vive e essa interação se dá por meio da comunicação. Por isso é de extrema importância aperfeiçoar a forma como nos comunicamos em uma organização.

O bom desempenho da comunicação em uma organização se alcança através da avaliação e diagnóstico das deficiências quando encontradas, buscando estabelecer acordos entre o emissor e o receptor seja ela interno (funcionários, acionistas ou donos) ou externo (cliente e fornecedores) de forma que todos tenham acesso ao bom entendimento daquela informação.

Outro fator importante na comunicação é a credibilidade passada através desta informação que exige transparência e coerência para que o relacionamento organizacional seja confiável e sólido.

2 DESENVOLVIMENTO

A comunicação é uma arte, que deve ser aprimorada constantemente para poder atingir sua excelência. Para aqueles que desejam entrar na área de relações com investidores, requer maior aprendizado nessa área, visando a enorme dependência que o mercado de capitais possui de informação e criam laços sólidos com esses agentes detentores de informação, sejam pela confiabilidade que transparecem ou pelo carisma relacionado à forma, expressões, gestos, relacionados à maneira de como devem reportar tais dados. Ninguém é capaz de adivinhar o que o outro pensa ou sente a devemos nos comunicar para efetivarmos um relacionamento. Uma caixinha de sugestões e reclamações é uma ótima opção para quebrar barreira internas. Os primeiros passos são pensar de forma estratégica, planejar, avaliar e deixar transparecer aquilo que se busca de forma clara e coerente, não contradizendo a teoria da prática. A avaliação de onde essa informação será transmitida é necessário, pois não podemos escrever um memorando de uma empresa como se estivéssemos conversando com um amigo pelo “WhatsApp” ou com o presidente da república por exemplo, cada um exige uma forma diferente de linguagem. Mas a clareza e a objetividade ainda são um dos fatores mais importantes para constituir uma boa comunicação.

O simples fato de escrever de forma errada já demonstra o despreparo do comunicador. Por isso a inserção de bons comunicadores em uma empresa não deixa de ser um investimento e muito importante por sinal, pois sendo através da comunicação que se é apresentado ao mundo. Dentro de uma organização irá sobressair aquele que domina a comunicação que usa com excelência a linguagem.

Acredito que seria mais eficiente implementar um programa de Gestão de Stakeholders, pelo fato de se referir às partes interessadas especificamente, buscando acordo pelas práticas executadas pelas empresas, de uma forma ampla compreendendo todos envolvidos podendo ser acionistas, donos,investidores empregados,fornecedores, sindicatos, associações, ONGS, governos federal, estadual, estatal, imprensa e consumidores, resultando em um processo temporário (como um projeto) ou duradouro (como um negócio ou uma missão de uma empresa). Sanando as necessidades alcançando as expectativas ora lançadas, podendo ser reformulada por não ser uma forma única de se relacionar, resultando numa empresa de existência estável e duradoura, caminhado rumo ao sucesso.

A prática constante da comunicação, seja por meio de suas maneiras corretas de se expressar ou pelo conhecimento das diversas ferramentas utilizadas, é de extrema importância a todos que desejam ingressar na área e serem reconhecidos pelo mercado de capitais como excelentes agentes de comunicação. Resultando em credibilidade ao receptor. Efetiva-se por diferentes ferramentas, podendo ser pela internet, por rádio, pela televisão, por outdoor, por um memorando, por uma reunião, por palestras.

A comunicação interna e externa são ferramentas indispensáveis no processo de formação e evolução de uma empresa e na constituição de equipes de trabalho. Células de comunicação criadas com focos em áreas internas capazes de conduzir uma organização ao seu sucesso ou ao fracasso. O mais importante interlocutor hoje é aquele que consegue entender o que acontece internamente e passa aos receptores estas informações, fornecendo a mídia e seus agentes com o máximo conhecimento possível, porém é necessário aprofundar o estudo para que haja clareza na comunicação a ser passada.

Esse aprofundamento consiste em analisar o ambiente da organização para adequações caso necessário, levando em consideração os recursos, as emoções, as opiniões, os objetivos, as crenças e a cultura desse meio em que se deseja comunicar. Pois cada meio traz uma bagagem de informações diferentes. Visar facilitar o entendimento, certificando se foi compreendida ou não, caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com