TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  14/1/2020  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Flávio Antunes Bispo

Curso: Marketing e Redes sociais

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Ao estudar ética e responsabilidade social é possível compreender que a disciplina possui sínteses e conceitos pontuais relacionados aos aspectos que norteiam os diversos ramos empresariais. Diante disso, é possível seguir uma lógica de raciocínio que nos permite, de forma modesta e sucinta, afirmar o papel da ética como corrente de pensamento filosófico. Em tempos passados, os grandes filósofos já começavam a traçar o papel orientador da ética junto aos aspectos de valor moral, ajudados por uma instrução educativa, que os levaria à um comportamento correto, com razão dominante. Assim sendo, as empresas, nos seus relacionamentos, veem se mostram como ferramentas para o exercício da ética e da moral, junto aos diversos públicos.

O surgimento das primeiras situações intrigantes, no tocante ao tema empresa, foram montadas com bases fincadas em discussões. Com isso, vieram insights relacionados a inclusão do funcionário ao ambiente participativo da gerência e da administração de órgãos e entidades. Não obstante, o processo de industrialização gerou questionamentos de destaque. Entre eles, balanço social, responsabilidade corporativa, recursos humanos, comunicação e avaliação de qualidade.

Nos negócios, os princípios que sustentam as medidas a serem adotadas, colocam decisões, desempenho de operários, administradores, coordenadores, gerentes e diretores, ligados a ética. Ela precisa ser analisada pela empresa como uma amiga, como uma parceira, na construção de condutas almejadas pelos trabalhadores. Dessa maneira, as atribuições, deveres e responsabilidades éticas corroboram para valores morais próprios.

Cada pessoa tem sua individualidade, o que a torna diferente em inúmeros aspectos e que a faz realizar ações de acordo com seu nível de influências culturais, históricas, escolares, familiares, além dos trazidos nos seus genes. Por isso, os estudos sobre a ética nas organizações são rigorosos e, colocam como prioridade, o respeito para com seus funcionários.

Quando assunto é a definição de valores, esses se tornam o alicerce do planejamento de uma organização. São eles que representam os assuntos e setores pétreos de uma empresa, ofertando ajuda a organização no momento em que se inicia formação de um Código de Ética.

Passando agora para uma esfera analítica do homem dotado de sapiência, um ponto tem chamado atenção nos dias atuais: a exploração dos recursos naturais. Ela tem se revelado como elemento para a preservação da sua espécie. Situações como o desperdício de água comprovam como a ética e a moral não são exercidos quando o assunto está voltado para a vida do planeta, pois como já se sabe, ele está morrendo. E é nesse sentido que a economia tem se transformado em um verdadeiro vilão para os recursos naturais, pois a exploração é maior que a renovação, consequentemente sem sustentabilidade.

As preocupações da ‘responsabilidade social’ envolve empresa e sociedade. Os negócios nessa área têm o objetivo de levar simpatia, para os diversos públicos, por meio da imagem da empresa, originando-se seu ânimo, energia e vigor. Essa afirmação pode ter como exemplos os seguintes itens: nitidez na prestação de contas e o relacionamento com os funcionários. Outro detalhe a ser enfatizado é a política de relacionamento entre organização e sociedade. Alguns pontos valem ser enfatizados: eficiência do diálogo entre fabricante e o cliente na hora da troca de produtos, a busca por meios eficazes para avaliar a qualidade dos produtos, protegendo assim, a saúde dos envolvidos no processo de relacionamento organização/público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com