TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME OBRIGADO POR FUMAR

Por:   •  8/9/2015  •  Dissertação  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  2.718 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O filme “Obrigado por fumar”, de Jason Reitman, nos foi apresentado na disciplina Comunicação Organizacional, com objetivo despertar a reflexão sobre os conteúdos abordados em sala de aula em relação ao enredo do longa metragem, no sentido de estabelecer um diálogo entre eles.

Em suma, o filme retrata a história de um lobista da indústria de tabaco em sua investida profissional e pessoal na missão de ascender novamente os índices de consumo do cigarro em uma sociedade onde a hostilidade à esse produto vem crescendo cada dia mais.

O lobista, Nick Naylor, também é vice presidente e porta-voz da Academia de Estudos sobre o Tabaco e utiliza da sua grande capacidade de persuasão e flexibilidade moral para  trabalhar as informações de forma a criar uma imagem positiva da entidade para a qual trabalha. Predominantemente, o protagonista, bastante eloquente, utiliza de discursos públicos para convencer a sociedade de que, apesar dos efeitos nocivos, todos tem o livre arbítrio de escolher ou não o cigarro.

A presente análise, tem como finalidade estabelecer um diálogo entre o filme e os textos estudados na segunda unidade da disciplina de Comunicação Organizacional (ERU-356), sendo eles Instrumentos de Comunicação Pública (DUARTE,2009); Comunicação, Iniciativa Privada e Interesse Público (BUENO, 2007); Ética, Comunicação e Organizações: uma crítica à conversão da accountability e da transparência em metas corporativas (PERES-NETO, 2004) e Percepções Sociais sobre a publicidade de Entidades Publicas (GIACOMINI, 2004).

A Comunicação Pública, então, diz respeito à transparência, participação, diálogo, e à um relacionamento cotidiano e individualizado das instituições com o cidadão. Para Jorge Duarte (2009), Comunicação Pública exige, entre outros, o compromisso em privilegiar o interesse público em relação ao interesse individual ou corporativo e a centralização do processo no cidadão.  

Observamos que para os personagens centrais do filme, a comunicação é considerada apenas um tipo de “concessão paternalista, de angariar apoio, instrumentos de persuasão, manipulação, sedução, para disputa ou manutenção do poder” (DUARTE, 2009, p.61). Verificamos também que certas estratégias praticadas pela indústria do tabaco infere em crime corporativo, ou seja, à ação ou omissão corporativa que provoca consequências danosas à sociedade.

        A luz do conhecimento do termo accountability, introduzido por Peres-Neto, realizamos uma reflexão sobre a importância da ética e da transparência do processo de Comunicação Pública e no atendimento aos interesses da sociedade.

DESENVOLVIMENTO

O filme “Obrigado por Fumar” é um longa metragem produzido em 2006 baseado no livro de  Christopher Buckleys (1994) no qual procura mostrar como age um ==--=lobista da indústria do cigarro e “satiriza a tendência das grandes indústrias americanas, e até do governo, de manipularem os meios de comunicação e outros setores da sociedade civil.” (SILVA; TEIXEIRA, 2013)

A atividade profissional de Lobby ou Lobbyng consiste em uma pessoa ou um grupo de pessoas que trabalham em prol de determinado interesse no sentido de influenciar o poder Executivo (Governo) a seu favor. No filme, o protagonista, Nick Naylor é um lobista que ocupa o cargo de vice-presidente e porta-voz da Academia de Estudos sobre o Tabaco. Seu principal  objetivo é manter o índice de fumantes, mesmo sabendo dos efeitos nocivos à saúde e o número de mortes causadas pelo consumo do cigarro. Todavia, em momento algum ele nega o risco que o fumante corre.

Sua tese é de que cada um dos potenciais fumantes deve fazer uso de seu livre arbítrio e, por isso, tem o direito de escolher o cigarro.[...] Esta questão da liberdade de escolha embute outra mais perigosa, a de que os conglomerados também têm o direito de fabricar e difundir as supostas virtudes de seu produto, independente de ser danoso à saúde. Tudo em nome do livre mercado, da livre iniciativa.(PORTAL VERMELHO).

A Comunicação Pública (CP) é um conceito que ainda está em processo de construção, mas que defende os interesses da sociedade no processo de comunicação entre governo, Estado e demais organizações. Segundo João Roberto Vieira da Costa (2006, pg.13-14, apud COSTA BUENO, 2007, pg 137):

Comunicação de Interesse Público é toda ação de comunicação que tem como seu objetivo primordial levar uma informação à população que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo. [...] os beneficiários diretos e primordiais de ação sempre serão a sociedade e o cidadão.

Ela permeia áreas como: comunicação organizacional, comunicação científica, comunicação governamental, comunicação política e comunicação da sociedade civil organizada; e é responsável pela formação e pela consolidação da opinião pública, que, por sua vez, é advinda de um processo de discussão coletiva sobre um tema que seja de relevância para sociedade.

No filme, o tema de relevância social se refere ao consumo do cigarro, principalmente, pelos jovens. Neste contexto, dois grupos de interesse se destacam: o Conglomerado do Tabaco, representado pelo lobista Nick Naylor; e o Governo, representado pelo Senador Ortolan Finisterre.

“Muitas vezes, quando as corporações se enfrentam diante de uma crise (que também são crises de comunicação), buscam, antes de serem definitivamente desmascaradas, invocar, como defesa, o seu compromisso com o interesses público” (BUENO, 2007, pg. 139). Essa afirmação é ilustrada em uma das primeiras cenas do filme, onde Nick está participando de um debate contra o uso do cigarro, promovido por uma emissora de televisão popular, juntamente com um representante do governo, um jovem ex fumante em estado terminal de câncer; a diretora da Associação de Pneumologia; e o representante dos Serviço de Saúde e Humanitário. Nesta cena, Naylor faz todos acreditarem que o cigarro não foi o responsável pela enfermidade do ex-fumante em estágio terminal. Muito pelo contrário, é de interesses das indústrias de cigarro ver o jovem vivo e fumando, e completa em seguida:

=====

Deixe-me dizer algo. Por favor, deixe-me partilhar algo com essa plateia agradável e interessada. Os Ron Goods [representante do governo] deste mundo querem que os Robin Willinger [garoto com câncer] morram. Sabem por quê? Porque os orçamentos vão aumentar. Isto nada mais é do que traficar com a miséria humana. Deveriam se envergonhar (OBRIGADO POR FUMAR, 2006)

        Neste discurso, Nick evoca com maestria a (falsa) preocupação com interesse público, convertendo, assim, a situação de acusação em que se encontrava, passando de vilão à herói. Tal estratégia, sem dúvidas, agregou credibilidade à sua imagem e, consequentemente, à rede de tabaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com