TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Obrigado por fumar

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.450 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

BÁRBARA VICTÓRIA GRIGÓRIO BARBOSA

ANALISE DO FILME “OBRIGADO POR FUMAR” COM BASE NOS CONCEITOS DE VERDADE

Boa Vista

2014

Análise do filme “Obrigada por fumar.”

O filme trata de forma crítica e humorística de um tema muito polêmico o tabagismo. Explorando de forma majestosa a argumentação.

No filme é possível identificar vários dos conceitos de verdade trabalhados pela Filosofia, destacando o conceito perspectivista de que a verdade é relacionada ao grupo a quem pertence, ou seja, o que pode ser verdade pra você pode não ser pra mim dependendo do meu ponto de vista.

A corrente dogmática também está presente durante o filme, o personagem Nick tenta convencer as pessoas que o fumo pode não fazer mal, esse convencer é conquistado através da dialética, ou seja dos argumentos.

Além disso o filme trabalha com um ponto muito importante atualmente, a argumentação, essa tipologia textual é responsável pelo sucesso do personagem Nick, a sua argumentação é baseada na falha do outro, seu lema é provar que o outro está errado mesmo que ele não esteja certo.

Nick Naylor é um lobista, ou seja um intermediador de negócios, seu trabalho é em defesa da empresas tabagistas, e seu slogan é: O que nos garante que o tabagismo é realmente ruim? Apesar da defesa do produto e de ideias mirabolantes para o reestabelecimento do crescimento de vendas do cigarro, Nick comete um erro fatal ao se envolver com uma jornalista.

Seguindo uma verdade não absoluta como a pregada pela corrente filosófica do ceticismo, Nick se contradiz no momento em que leva uma vida sabendo dos riscos e malefícios do tabagismo e pregando que ele não faz tanto mal como se divulga.

O filme retrata um personagem de grande persuasão e uma moral flexível que segundo ele é necessário para seu trabalho, no final ele passar por grandes dificuldades que o fazem mudar de caminho.

Ao final nota-se a crítica empregada na obra e também as vertentes filosóficas utilizadas, sendo elas o ceticismo, o perspectivismo e o dogmatismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com