TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Semiótica da Campanha Star Models

Por:   •  11/11/2019  •  Seminário  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 12
  1. Introdução

O presente trabalho é sobre o tema Anorexia com base na campanha de 2013, da agência de modelos “Star Models” contra a doença, analisando e contextualizando-a com base nos raciocínios e técnicas de Análise Semiótica e de Análise do Discurso para uma avaliação crítica e reformulação de certas estruturas. Foi feita uma ressignificação da campanha fundamentada nas escolhas que melhor condisseram com os resultados esperados pelo interlocutor, a agência Star Models.

A campanha:

[pic 1]


  1. Contextualização

Anorexia

O que é?

A anorexia é um distúrbio alimentar que provoca perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios ou usar outros métodos para emagrecer.

Por quê?

A causa exata da anorexia ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores biológicos, psicológicos e ambientais estejam envolvidos nas causas possíveis para a doença.

As mulheres têm mais chances de desenvolver a doença do que homens. A publicidade e a mídia estão sempre reforçando e influenciando um padrão ideal de beleza, causando uma pressão social sobre a questão da beleza e do corpo magro.

        A mídia e a sociedade são consideradas grandes responsáveis pela anorexia. A televisão e revistas de moda, bem como os estereótipos sociais de beleza, despertam nas pessoas a sensação de que só serão felizes e populares se seguirem um determinado padrão.

Comum entre adolescentes, pela pressão social normal existente nessa fase da vida e todas as mudanças que ocorrem no corpo e na mente.

Pessoas ligadas ao esporte e ao mundo artístico, como atores, atrizes e modelos, são mais propensas a desenvolver anorexia também, pois trabalham com a própria imagem e sofrem julgamentos por um número maior de pessoas

Pode causar: desnutrição e desidratação, pele seca, lábios rachados, perda e enfraquecimento dos cabelos, aumento de pelos corporais, redução da massa muscular, intolerância ao frio, alterações hormonais, ansiedade, depressão, etc.

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anorexia

https://me.me/i/sintomas-anorexia-www-bea-trizb-randa-o-com-humor-pensamentos-sentir-14474305

Anorexia no mundo da moda

As pessoas estão cansadas de saber que as modelos, para fazerem parte do mundo da alta costura, precisam apresentar medidas muito abaixo das que vemos por aí. O padrão de quadril exigido pelas agências é de 90 centímetros. Se você tem pouco mais do que isso, já pode se considerar fora. Padrão difícil de ser encontrado, principalmente em nosso país, já que o corpo da mulher brasileira tende a ser mais curvilíneo. Infelizmente esse é o motivo pelo qual muitas meninas acabam adoecendo. A anorexia e bulimia são dois distúrbios muito comuns entre modelos. Pessoas anoréxicas tem um medo excessivo de ganhar peso, e por isso fazem de tudo para não engordar. Dietas extremamente restritivas ou exercícios físicos intensos fazem parte dos métodos dos anoréxicos. Alguns fazem apenas uma refeição por dia! Isso tudo acontece mesmo quando a pessoa já está bem abaixo do peso, e o problema está no fato de que ela mesma não enxerga o quanto está magra.

Por que esse padrão de beleza?

Assim como a publicidade, a moda frequentemente recorre a mulheres brancas, altas e magras para campanhas e editoriais. Não se sabe bem o verdadeiro problema, editores jogam a culpa na falta de diversidade nas agências de modelo, as agências jogam a culpa em marcas e produtores por não escolherem modelos ‘fora do padrão’, marcas fingem que suas passarelas são diversas o suficiente e por aí vai.

Os problemas são múltiplos, mas todos se relacionam bastante com dinheiro.  O papel da propaganda, principalmente de moda e beleza, é você se imaginar parecendo-se como uma celebridade ou modelo. Marcas não querem consumidoras gordas e, ao mesmo tempo, é difícil gerar desejo com uma imagem fora do padrão. Modelos magras que são celebridades como é o caso de Gisele Bündchen, Naomi Campbell e Cara Delevingne, ou celebridades magras que mesmo não tendo corpos de passarela, como Kim Kardashian, Taylor Swift e Beyoncé, representam um padrão estético magro e desejado por muitas mulheres. Por isso, é bastante relevante olhar novamente para a história e entender como a imagem de modelos e celebridades começaram a se misturar. Houve a época na qual modelos não eram identificadas nem consideradas importantes o suficiente para aparecer na mídia como celebridades do cinema, música e da elite. As modelos foram ganhando espaço e seus nomes começaram a aparecer nas revistas. Talvez tenha sido Twiggy a primeira modelo a ganhar status de celebridade e aproximar a imagem da moda do imaginário de desejo das mulheres. Twiggy era supermagra e marcou o começo de uma nova era.

“Eu acho que algumas das modelos de hoje ficam magras demais, porque elas são pressionadas a isso, mas as modelos sempre serão magras. Eu mesma fui ‘acusada’ de ter anorexia nos anos 60, o que era injusto porque eu comia como um cavalo. Se eu lhe dissesse o que eu costumava comer naquela época você iria rir. Eu provavelmente como um terço hoje do que eu costumava comer”[pic 2]

- Disse Twiggy em uma entrevista recente ao Daily Mail.

Hoje, modelos e celebridades se misturam, mas o padrão da passarela e das campanhas de moda continua sendo, majoritariamente, magro, e o mesmo acontece com as celebridades do nosso tempo, que influenciam diretamente na percepção estética das mulheres, muito mais do que a moda em si.

Fonte: http://www.modefica.com.br/moda-padrao-beleza/#.Wu-iGYgvzIU

Indústria do consumo

A indústria do consumo tem feito as mulheres escravas de um padrão inatingível de beleza. Tem o objetivo de vender seus produtos, sejam eles: cigarros, carros, cervejas, roupas, calçados, ou até mesmo comidas, com o corpo da mulher. Hoje o corpo feminino vende tudo, mas esta imagem de corpo perfeito, esta espetacularização da moda, tem trazido consequências drásticas à nossa sociedade, milhares de pessoas insatisfeitas consigo mesmas e seus corpos em frente ao espelho só lhes mostra defeitos, as pessoas não enxergam mais sua beleza interior, querem ser o que não são, querem ser como as modelos das capas de revistas e comerciais.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (441.6 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com