TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise, a partir de dois aspectos da PEST, política e sociedade, a pertinência da manutenção, ou não, da campanha pela empresa no período citado.

Por:   •  24/8/2016  •  Dissertação  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Trata-se de um trabalho que analisará a partir de dois aspectos da PEST, política e sociedade, a pertinência da manutenção, ou não, da campanha pela empresa no período citado.

A análise PEST é um método que permite o estudo qualitativo de um determinado cenário com base em fatores políticos (P), econômicos (E), sociais (S) e tecnológicos (T). Ferramenta muito utilizada para identificar as tendências no macroambiente. A análise destas dimensões, dificilmente quantificáveis, aliada a outros métodos de análise ambiental (fatores externos e internos) de uma organização, possibilitam a compreensão de ambientes complexos e em permanente mudança.

Tal estudo se faz necessário, pois o processo de globalização da economia exige que as empresas estejam preparadas para rapidamente tomar decisões baseadas em informações que se alteram constantemente e sofrem a influência de diversas variáveis, principalmente as empresas de atuação internacional, que lidam com cenários mais complexos. A análise pode se tornar obsoleta antes mesmo de ser concluída, caso não seja feita em pouco tempo e deve-se priorizar a escolha de tendências que merecem um maior aprofundamento de análise, utilizando como ferramenta a Matriz de Priorização de tendências, a fim de evitar a dispersão e garantir a eficácia da análise.

O contexto de marketing e as decisões estratégicas

A Fiat lançou no início de Maio de 2013, a campanha publicitária ‘Vem pra rua’, com o intuito de chamar as pessoas para as ruas do país para torcer pelos jogos de futebol, com a Copa das Confederações e no ano seguinte com a Copa do Mundo. A campanha fazia parte de uma ampla plataforma de comunicação para celebrar muitos momentos esportivos que o Brasil viveu e viverá até 2016.

A música-tema, de mesmo nome, com batida animada não caiu apenas nas graças dos torcedores, mas também de manifestantes de todo o país que usaram a música para convidar outros manifestantes a aderirem às passeatas nas grandes cidades.

O clipe deu lugar às imagens de protestos, manifestantes com cartazes, gritando e muitos confrontos, e de fundo o ritmo da campanha da montadora, pela voz do Falcão, do grupo O Rappa.

A veiculação da campanha foi mantida até o dia 22 de Junho de 2013. A Fiat alega não ter suspendido a campanha, mas sim ter cumprido o cronograma previsto para veiculação, mas chegou-se a especular que a Fiat não teria gostado da associação com os protestos - e queria finalizar antes do tempo a campanha. A Fiat afirmou que o projeto foi seu maior investimento em 2013 e que deveria fazer parte da comunicação da marca até o final de 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol, mas não foi o que aconteceu.

As dimensões política e sociedade da PEST, aplicadas ao caso

Fatores Sociais - a população ‘foi pra rua’, para o desespero visível dos nossos políticos. Os protestos revelaram a insatisfação da população em relação às políticas públicas, bem como de seus representantes. As redes sociais multiplicaram os canais de informação, dando amplitude aos instrumentos tradicionais da imprensa convencional, a internet virou um meio em disputa. A juventude foi um segmento da população que se apresentou com grande visibilidade nas mobilizações, ou seja, os jovens foram os principais protagonistas das manifestações.

Fatores Políticos – as principais conquistas das manifestações foram a reprovação da PEC 37, o recuo do aumento das tarifas públicas, como principal alvo o transporte público. Foram manifestações de causas pontuais, com focos em pontos estratégicos, de grande impacto político e social.

A importância do enfoque sistêmico na decisão

A importância do enfoque sistêmico como estratégia de marketing, com a visão da organização como um todo. O enfoque sistêmico visa estudar todo o conjunto de variáveis, levando em consideração seu papel global na estrutura da empresa.

Vivemos em uma sociedade moderna, com problemas de natureza intrinsecamente complexa, tais como: grandes concentrações urbanas, esgotamento de recursos naturais, transportes, ecologia, educação, evolução tecnológica avançada, catástrofes naturais ou causadas pelo homem, dentre outros. Tais aspectos constituem a complexidade da situação contemporânea para os administradores das organizações públicas e privadas, influenciando em suas decisões. Vale dizer que a ferramenta para enfrentar a complexidade consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com