TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Semiótica da Campanha Qualy

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

BRUNA JUSTO ZANETTI

GABRIEL PEZZINI MENZEN

GEOVANA CAROLINA DE OLIVEIRA

GUSTAVO BASTOS DE OLIVEIRA

LEANDRO CÉSAR VIDEIRA

SEMIÓTICA E PUBLICIDADE: ANÁLISE DA CAMPANHA DA MARCA QUALY ATRAVÉS DA SEMIÓTICA DA CULTURA

BAURU

2016

BRUNA JUSTO ZANETTI

GABRIEL PEZZINI MENZEN

GEOVANA CAROLINA DE OLIVEIRA

GUSTAVO BASTOS DA SILVA

LEANDRO CÉSAR VIDEIRA

SEMIÓTICA E PUBLICIDADE: ANÁLISE DA CAMPANHA DA MARCA QUALY ATRAVÉS DA SEMIÓTICA DA CULTURA

Trabalho apresentado à disciplina de Semiótica, sob orientação da Profa. Ma. Jessica de Cássia Rossi.

BAURU

2016

RESUMO

  1. INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo tão complexo, no qual as nossas tarefas diárias são tantas que muitas vezes nem damos muita atenção aos fenômenos cotidianos. E a comunicação que está a nossa volta e permeia nossas vidas na maior parte do tempo também faz parte destes procedimentos tão naturais, no qual somente visualizamos ou ouvimos, sem a devida mentalização ou interpretação que deveria ser realizada. A semiótica existe para nos auxiliar a entender estes processos, nos auxiliando a dar significado a tudo que nos cerca, através da interpretação mais ampla e profunda dos objetos. A semiótica vai além da interpretação apenas do campo verbal, abrangendo também qualquer sistema de signos, como artes visuais, música, fotografia, gestos, moda, religião, cinema, entre outros.

Existem diversas reflexões e teorias no campo da semiótica, dentre elas a semiótica da cultura. Esta teoria tem o foco em análises textuais, sendo estes escritos ou falados, que de certa forma, estão ligados a um determinado contexto cultural e social, transmitindo significados. Segundo Bakhtin, é necessário realizar uma análise completa dos objetos textuais para realizar um entendimento eficiente de todo o conteúdo. Desta forma, criticava fortemente as análises parciais de conteúdos. Tendo isto em vista, é possível notar como a cultura interfere e determina a forma que um objeto textual é produzido, sendo este objeto um discurso político, científico, jornalístico, um filme, uma música, uma campanha publicitária, entre outros.

Os discursos publicitários têm como objetivo principal persuadir e seduzir seu público alvo para vender uma ideia, um conceito ou até mesmo um produto, através de mensagens construídas com apelos racionais e/ou emocionais. Desta forma, a linguagem utilizada é planejada de acordo com o público alvo que a empresa ou organização tem objetivo de atingir, alcançando assim bons resultados. A publicidade impõe nas linhas e entrelinhas de seu discurso alguns valores e ideais, buscando atingir de maneira assertiva seus objetivos.

A campanha “Nova Família Qualy”, grande empresa produtora de margarina, tem como objetivo principal retratar a mudança de perfil familiar nos últimos anos, mostrando como as famílias podem ser diferentes hoje em dia independentemente de seus formatos e as pessoas que a compõe. Tal estrutura familiar foi utilizada na linguagem publicitária com o objetivo de propagar uma mensagem que a empresa quer transmitir. Esta mensagem não fica explicita a primeiras interpretações, porém é possível analisar a campanha mais profundamente através de algumas teorias do ramo da semiótica, como o estudo da semiótica da cultura.

Em seguida, serão expostas informações adicionais sobre a Qualy, empresa anunciante, bem como informações complementares sobre a campanha, dentre elas: processos de produção, composição de imagem, participantes, entre outras. Além disto, será apresentado um conteúdo mais completo sobre a teoria semiótica da cultura, bem como a análise semiótica realizada na campanha da Qualy, com base nestes estudos.

  1. OBJETO DE ESTUDO

O objeto de estudo trata-se da campanha publicitária da marca Qualy, que tem como objetivo principal mostrar a mudança de perfil familiar nos últimos anos.

A Qualy é uma marca do grupo Sadia. A Sadia trata-se de uma empresa do ramo alimentício, principalmente de alimentos frigoríficos, fundada em 1944. Em 2009, a Sadia juntou suas ações com a Perdigão e atualmente faz parte do grupo Brasil Foods.

A primeira fábrica da Qualy foi inaugurada no ano de 1991, na cidade de Paranaguá, com o compromisso de oferecer uma margarina inovadora, de melhor qualidade, sabor e cremosidade para toda a família. Com apenas seis anos de idade, a margarina Qualy já era líder de mercado.

Quanto ao histórico de comunicação da marca, pode-se considerar que as propagandas de margarina sempre foram semelhantes e possuíam um formato pré-concebido. Sempre era retratada uma família feliz e reunida, em volta da mesa do café da manhã. Quanto aos personagens, sempre realizavam as mesmas ações, por exemplo: a mãe passa a margarina na torrada e entrega ao filho e o pai sempre está lendo um jornal. A Qualy também utilizava o mesmo tipo de propaganda anteriormente, porém viu a necessidade de mudança e criou um novo estilo de propaganda.

A nova campanha da Qualy foi veiculada na mídia televisiva por um longo período de tempo, entre os anos de 2009 e 2010. A campanha e todo o conceito criativo foram criados pela agência de comunicação DPZ. O comercial é dividido em três episódios e retrata a família contemporânea em formato semelhante a uma novela, uma vez que é necessário assistir os três vídeos para compreender e interpretar completamente a proposta e a história. Os personagens interpretados no comercial possuem um novo perfil, sendo uma mulher que não possui marido (Ana) e ainda mora na casa da mãe (Vó Tereza) com seu filho de sete anos (Rafa). Durante a trama, a mulher se relaciona com um homem que não é o pai do menino (Beto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com