TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de um Jornal

Por:   •  19/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

O jornal Folha Metropolitana tem seu formato de micro jornal, a sua periodicidade é a mais comum dos jornais que é a diária e possui sua versão impressa e online, sua distribuição é gratuita e ocorre em diversos comércios e por representantes em faróis de trânsito.

Segundo Noblat, é considerado local tudo que diga respeito à vida no local, além do que mais possa interessar aos leitores. Deve-se procurar conferir cor local às notícias oriundas de qualquer parte. Jornal é um veículo de comunicação eminentemente local.

O jornal em questão não possui noticias internacionais o foco são as notícias da região de Guarulhos. É destinada uma pagina para notícias nacionais, a pag. 10 onde possui uma matéria sobre a presidente Dilma, um editorial com referência a um evento localizado na pag.2, uma pagina destinada a esportes que foi a pag.8, duas paginas destinadas a politica, as paginas 3 e 4. Possui uma pagina policial com destaques da semana (pag. 7), e duas paginas para prestação de serviços, as pag. 5 e 9.

Na primeira pagina foi localizado um calhau (pequeno anuncio utilizado pelo próprio jornal, para cobrir espaço não utilizado na página). No jornal analisado não foi encontrado integração de conteúdo, apenas um Cross mídia em que na folha de capa possui um QR code.

Esse QR Code quando em contato com o smartphone direciona ao website da Folha metropolitana que dá acesso a versão online da edição do dia e as anteriores que já saíram de circulação.

O total de peças publicitarias encontradas são 11, sem contar com os classificados. As peças são de diferentes ramos, as empresas anúnciadas são: CIEE localizada na pagina 3 destinada a politica, abaixo da matéria sobre politica com um anuncio de meia pagina (formato vertical) referente a contratação de estagiarios para a proguaru na área de direito. Prefeitura de Guarulhos (habitação Pag.5) formato horizontal meia pagina, Marcha para Jesus (evento Pag.6), Arbos Madeiras na Pag.6 (formato horizontal) meia pagina no rodapé, Federal Imóveis pag.7, Supermercado Dia (formato horizontal) rodapé, Lifemen também em horizontal no rodapé, Coquetel, Ondatech e Central de Concursos que possui um anúncio de uma pagina inteira, o maior do jornal.

Algumas delas são publicidades legais sobre algum anúncio de algum orgão ou da prefeitura e do CIEE. Na imagem abaixo um exemplo de publicidade legal que geralmente contém editais, esta está localizada na página 11.

As peças em sí nao tem relação com o conteúdo da página retratada, por ex pg.6 (aumento do gás) e a peça ao lado fala a Marcha pra Jesus Municipal e abaixo um anúncio sobre loja de pisos.

A peça identificada para algumas sugestões de melhoria encontra-se na pagina 7, da empresa Federal Imóveis.

A preocupação vista é, que o anuncio está carregado apenas de informações sem preocupação com aspecto vizual, as cores utilizadas predominantes como o vermelho e nenhuma imagem de quaisquer imóveis que a empresa esta apresentando aos clientes, tornando assim o anúncio poluído apesar de pouca informação .

Peça original

A proposta de melhoria da peça seria harmonizar o conteúdo, utilizando cores mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com