TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do livro tecnologia da informação e da comunicação (Renato Veloso)

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  1.970 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDADE UNIABC

Leitura e analise do livro:

Tecnologia da informação e da informação – Renato Veloso

JÉSSICA DE SOUSA OLIVEIRA

RA: 4200056790

Santo André

2014

Introdução:

O trabalho a seguir foi uma leitura e analise do livro Tecnologia da informação e da comunicação escrito por Renato Veloso, um livro que retrata assuntos importantes tanto para estudantes de comunicações e tecnologia, quanto para toda a sociedade pois aborda tema bastante presentes na nossa sociedade como o uso inadequado dos meios tecnológico, tecnicismo que são pessoas obcecadas por tecnologia e seguir tendências tecnológicas.

O Autor também aborda temas importantes como exclusão digital, necessidade de aprendizagem e investimento em conhecimentos e aperfeiçoamentos nas ferramentas digitais, o emprego das tecnologias no mercado de trabalho.

No livro vemos como a tecnologia pode servir de ferramenta para o homem, e o lado contraditório que ela tem causando um risco de alienação por excesso de informações mal processadas das necessidades de aplicação o ensinamento pedagógico da Tecnologia da informação e da comunicação nas escolas.

Leitura e analise do livro:

 Tecnologia da informação e da Comunicação (Renato Veloso)

O livro da Tecnologia da informação e da comunicação tem por objetivo deixar claro a importância da ferramenta tecnológica para os avanços históricos e profissionais da sociedade.

Logo na introdução pode se observar a leitura do autor sobre as tecnologias da Informação e da comunicação abreviado por ele mesmo como TIC, o papel que ela tem para as profissões e atuais preocupações dele com a visão das pessoas em relações a elas, pois a tecnologia em si não tem autonomia própria, depende do domínio e do interesse humano em domina-las e que para o uso eficiente da mesma é necessário também seu uso racional e crítico. Ele também deixa explicito que a tecnologia tem um serve apara alimentar não só o Capital pois ele pode ser usado como ferramenta com intenções sociais também.

Após a apresentação temos o Prefácio, que é uma análise realizada por um professor do Rio de Janeiro onde descreve e detalha o ponto de vista do autor e a contribuição dos temas abordados para quem lê. No prefácio também pode-se observar a visão do professor sobre o tema abordado por Renato Veloso, e a necessidade da tecnologia a ser estudada e inserida desde cedo na sociedade desde a época escolar até o longo de nossas vidas, pois estamos vivenciando uma era de constante mudanças onde a tecnologia em si também vem sofrendo modificações e evoluções, logo se dominamos a tecnologia de hoje e não nos reciclarmos, daqui alguns anos já estaremos defasados.

Logo no início do capitulo 1, o autor fala sobre o uso o bom da tecnologia sua importância e o seu lado contraditório, onde fala que elas podem ser utilizadas de formas superficiais e inadequadas. Quando falamos que vivemos a era da informação logo imaginamos a tecnologia em sua essência servindo ao homem, mas quando paramos e observamos o nosso meio, vemos homens sendo escravos de algumas ferramentas, endeusando a tecnologia sem mesmo sabendo utiliza-las ao seu favor e de formas construtivas. Ele ressalta que a máquina não deve ser vista como forma de diminuição de trabalho, talvez de redução da necessidade de exercitar os esforços físicos mas em contrapartida ela necessita de um esforço mental muito maior.

As máquinas não exercem um trabalho, mas sim é um instrumento para os humanos exercerem seus serviços com tecnologias já criadas por eles. E a técnica não deve ser vista como forma esmagadora do homem, mas sim as estruturas sociais que são inadequadas e faz com que as pessoas não saibam utilizar essas técnicas ao seu favor.

Sobre o capitalismo o autor busca citar principais autores sobre o assunto para reforçar a ideia de que a redução de mão de obra e de custo através de recursos tecnológicos é a contraditório pois exigem mais qualificações de mão de obras. E menciona também a importância do acesso a aprendizagem da sociedade a essas técnicas, para acabar com a desigualdade e aumentar a qualificação para todos.

Com base na leitura, podemos afirmar que vivemos a 3º revolução industrial, que é a era da informação, ou seja, a tecnologia deixa de ser apenas criações de maquinas como forma de auxiliar o homem, e também o aumento de bens de serviços presentes na nossa sociedade, hoje em dia temos facilidade ao executar uma compras sem precisar sair de casa através do e-comece, podemos estudar através dos sistemas EAD, conversamos com pessoas do outro lado do mundo e obtemos mais acesso as informações de forma mais rápida.

Porém esse acesso ainda não é uma realidade para todos, no mundo ainda existem pessoas que não tem acesso as essas ferramentas tecnológicas, sendo excluídas socialmente e profissionalmente do mercado do trabalho já que a necessidade de pessoas cada vez mais qualificadas para exercer as funções do trabalho.

Medidas governamentais para o aumento da inclusão digital são extremamente importantes para resolver esses problemas, porém só garantir as pessoas o acesso a rede não basta, é preciso também de um ensinamento adequado e consciente para que as pessoas não se tornem reféns da tecnologia e utilizem apenas como formas supérfluas.

No Capitulo 2, que aborda a aplicação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) ao trabalho: desafios e perspectivas; o autor ainda embasado em outros grandes nomes, ressalta que vivemos um momento de pluralidades de ideias que são passadas na mesma velocidade em que as tecnologias se avançam, e conta um pouco sobre o surgimento e os avanços da tecnologia, afirmando que a tecnologia é um estudo de todas as técnicas e o poder que ela tem de produzir, reproduzir, modificar as formas de vida das pessoas.

O surgimento da Internet, foi dado com resultado de um medo de ataques nucleares, onde as informações deveriam ser ter outras formas de ser disseminadas até que chegou a sua popularização nos anos 90.

A internet tem um papel muito importante quanto a questão de aprendizagem, porém os excessos de informações lançadas simultaneamente acabam gerando um ruído comunicacional e atrapalha a assimilação destas informações. A internet quando bem utilizada tem um papel de potencializar a comunicação e o processo de aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com