TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise estrutural de artigo acadêmico

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Link:

http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST52/Cecilia_Almeida_Rodrigues_Lima_52.pdf

2. Faça uma análise desse artigo e destaque:

a) Qual a estrutura do artigo? O artigo é dividido em três partes: Introdução, 007 e suas fórmulas para o feminino, e Considerações Finais. Na primeira parte é exposto o tema da pesquisa, na seguinte ele é retratado mais abertamente e na parte final ele é concluído. 

b) Qual o tema do artigo? O tema proposto são as abordagens da feminilidade e da masculinidade através do cinema e da literatura.

c) Qual o problema da pesquisa? Como são apresentadas as representação arquetípica das bond girls nos filmes de 007?

d) Qual a hipótese apresentada no artigo? O artigo trabalha a hipótese que o aparato cinematográfico garante todas as personagens femininas da franquia nunca irão ser mais do que meras coadjuvantes, objetos de desejo do protagonista.

e) Qual o objetivo da pesquisa? Analisar as representações arquetípica dos personagens femininos da franquia de filmes do James Bond. 

f) Qual a relevância do estudo e sua justificativa? Esse projeto é importante para a comunicação porque estuda o cinema como meio de representação social, analisando como essa plataforma midiática influencia a representação da mulher na sociedade. 

g) No desenvolvimento do artigo, foram utilizadas fontes primárias ou secundárias? Fontes secundárias.

h) Exemplifique os tipos de citação que estão presentes no artigo. São utilizadas apenas o tipo citação direta curta.

i) Destaque do artigo a forma como as fontes das citações são identificadas.

1. A típica mulher de filmes de ação, que está presente apenas para “legitimar com seu desejo, com sua inevitável rendição, a virilidade do herói” (KEHL, 1996, p. 145).

2. Essa atração que o arquétipo da donzela em perigo exerce sobre imaginário masculino é descrita por Jung: “Ela é tão inexperiente e necessitada de ajuda que até mesmo o mais meigo dos pastores de ovelha se transforma num arrojado raptor de mulheres. [...] Esta oportunidade de poder ser uma vez na vida um grande espertalhão não ocorre todos os dias, representando para ele um forte incentivo.” (JUNG, 2007, p. 99)

j) Destaque 3 (três) tipos de fontes utilizadas nas Referências. Identifique-as. Explique o que as diferencia, conforme suas normas de apresentação.

KAPLAN, E.A. “O Olhar é Masculino?”. In: A Mulher e o Cinema. Os Dois Lados da Câmera. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

MORIN, E. Cultura de Massas no Século XX: Volume 1: Neurose. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

WALKER, D. Re-reading the femme fatale in film noir. An evolutionary perspective. Disponível em:http://www.avila.edu/journal/vol4/Fatale%20evolutionary%20reading%20 W%20final2.pdf. Acesso em: jun. 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com