TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas de Negociação

Por:   •  12/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES AULA 1 A 4

1) Na primeira aula da disciplina foi apresentada uma estratégia de negociação criada pelo Projeto de Negociação da Escola de Direito de Harvard chamado "Negociação Baseada em Princípios". Nessa estratégia são apresentadas suas metodologias, tais quais:

I. O referido método apresenta duas formas de negociação: ou o indivíduo é um negociador duro (do original hard) ou, digamos, afável (do original soft).

II. Baseado nos perfis apontados pelo método há uma terceira via, ou seja, que baseada nos princípios (do original principled) foca atenção à união de características necessárias para realizar a negociação com sucesso.

III. Nessa característica de metodologia é gerada das negociações o bem estar das pessoas, em uma relação de troca mútua, mesmo que haja uma desigualdade, ambas as partes normalmente saem satisfeitas seja pela necessidade social, econômica, cultural e/ou ambiental. A respeito dessas alternativas, assinale a opção CORRETA.

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) Todas as alternativas. CORRETA

2) É o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a tarefa consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. De qual conceito está sendo tratado no enunciado? Marque a alternativa CORRETA:

a) Negociação CORRETA

b) Planejamento Estratégico

c) Gerenciamento de Conflitos

d) Recrutamento e Seleção

3) O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como:

I. Atua no recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.

II. Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias).

III. Catalisa os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

IV. Esse profissional não possui competências e habilidades no processo de negociação, pois em sua formação há limitação na mediação de conflitos interpessoal.

A respeito dessas alternativas, assinale a opção INCORRETA:

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) IV, apenas. CORRETA

d) II e III, apenas.

e) III e IV, apenas.

4) Dentre os elementos envolvidos no processo de negociação da "Matriz de Negociações Complexas" que se refere as inquietações, anseios, necessidades, desconfianças e expectativas motivadoras dos arranjos envolvidos subjetivamente e racionalmente no íntimo dos envolvidos, tem-se como alternativa CORRETA:

a) Contexto

b) Interesse CORRETA

c) Comunicação

d) Relacionamentos

e) Tempo

5) Suas características principais são de dominância ou pragmatismo (introvertido e dinâmico - rápido e racional). Geralmente é um guerreiro nato. Resoluto; direto; controlador; empreendedor; prático; objetivo; ambicioso e voltado exclusivamente para resultados. De qual perfil de negociador, apresentado na figura de animal, está sendo tratado no enunciado? Marque a alternativa CORRETA:

a) Águia

b) Gato

c) Lobo

d) Tubarão CORRETA

6) Está relacionando ao poder mencionado por Foucault (1987), ou seja, uma concepção de um espaço "fechado" organizado em função de regras e procedimentos que delimitam as ações nas pessoas o código de conduta da organização, traduzindo em valores, missão, visão, crenças, procedimentos operacional padrão, entre outras formas. De que prática está sendo tratado o enunciado? Marque a alternativa CORRETA:

a) Enclausuramento CORRETA

b) Distribuição dos indivíduos

c) Hierarquização

d) Consentimento

7) A origem do termo "estratégia" foi motivada por diversos fatores, entre eles:

I. Surgiu a partir da 2ª Revolução Industrial (na metade do século XIX).

II. Criado pelas ciências militares da época.

III. Por volta dos anos de 1970, surge o termo Planejamento Estratégico (PE).

IV. Esse período é identificado pelas crises: entre elas, a guerra entre os árabes e israelenses que provocou o aumento do preço do petróleo no mundo; redução de energia e matéria-prima, recessão econômica e baixos índices de desemprego.

A respeito dessas alternativas, assinale a opção CORRETA.

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) IV, apenas.

e) Todas as alternativas. CORRETA

8) A necessidade de negociar está presente no dia a dia dos indivíduos seja de forma informal ou formal nas relações sociais e trabalhistas, no próprio ambiente familiar desde os primeiros anos de vida, no trabalho, no supermercado, na feira, na manutenção das rotinas diárias domiciliares e até mesmo em ocasiões sociais de pequeno e grande porte torna-se cada vez mais importantes. A arte de negociar induz o desenvolvimento da capacidade negocial absolutamente ativa para todas as fases de nossas vidas, fundamentalmente no campo profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com