TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas linguísticas e educacionais no Brasil e a surdez

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 1


POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS
 

Políticas linguísticas e educacionais no Brasil e a surdez

Dúvida:

O que é a L.D.B?

Resposta:

É a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste documento foi garantido o direito da educação das pessoas com deficiência. A L.D.B contribuiu para varias conquistas da inclusão e agora a criança surda e com deficiência tem o direito de ser matriculada na unidade escolar comum a todos mais próxima à sua casa e tem o direito de permanência.

Dúvida:

Como é a inclusão das pessoas surdas nas universidades? Há alguma legislação que proporcione essa inclusão?

Resposta:

A LIBRAS foi reconhecida como sistema linguístico pela Lei 10.436/02 e o Decreto 5626/05 que regulamenta essa Lei, garantindo aos alunos surdos o direito de serem educados em sua língua natural, respeitando suas diferenças linguísticas. E a PORTARIA Nº 3.284, de 7 de novembro de 2003, garante a acessibilidade das pessoas com deficiência no ensino superior. No artigo 2 traz algumas recomendações relacionadas aos surdos, garantindo-lhes a presença de intérprete de LIBRAS/Português, além da flexibilização na correção das provas escritas e o estímulo ao aprendizado da Língua Portuguesa com vocabulários específicos do curso, deve proporcionar também aos professores acesso à literatura e informação sobre as especificidades linguísticas dos alunos surdos.

Dúvida:

Os surdos passaram por modelos educacionais distintos, mas qual deles hoje é que a legislação vigente garante a eles?

Resposta:

A educação bilíngue é o modelo ou proposta de educação preferida pela comunidade surda como resolução político- pedagógicas. Ao optar-se em oferecer uma educação bilíngue, a escola está assumindo uma política linguística em que duas línguas passarão a co-existir no espaço escolar.

                Dúvida:

Qual proposta pedagógica na educação de surdos uma escola pode construir para melhor atender a esse aluno?

Resposta:

Um bom projeto pedagógico para educação de surdos, em escola inclusiva ou especial, deve ter vários profissionais na área de LIBRAS: Professor de LIBRAS = surdo ou ouvinte com aprovação no exame nacional organizado pelo MEC/UFSC para trabalhar em classes regulares com a disciplina LIBRAS; Instrutor surdo: surdo adulto que dará cursos de LIBRAS em modalidade de extensão e/ou oficina para grupos sociais - família, igreja, crianças etc; Assistente educacional: surdo adulto que serve de modelo sociolinguístico cultura para aquisição da LIBRAS como L1 para as crianças surdas no período crítico de aquisição e intermedeia nas práticas pedagógicos, faz uma certa bi docência com os professores; Intérprete de LIBRAS/LP: ouvinte aprovado pelo PROLIBRAS (supracitado) para fazer interpretação simultânea da LS para LP e da LP para LP; Professor bilíngue: professor ouvinte com competência em LIBRAS que trabalhará em turmas inclusivas e ou especiais com apoio de outros profissionais.

Matriz:

Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo

Dúvida:

O QUE É ORALISMO?

Resposta:

O Oralismo é uma filosofia e ou metodologia educacional que defende a ideia de que os surdos devem ser oralizados em detrimento à língua de sinais, ou seja, deveria fazer leitura labial para que possam se comunicar com os ouvintes através desse método. Foi institucionalizado a partir do congresso de Milão, em 1880.

Dúvida:

O que é Oralismo, Comunicação Total e Bilingusmo?

Resposta:

O Oralismo tem a fala oral como objetivo de desenvolvimento da criança surda. São utilizados três procedimentos para esse aprendizado: treinamento auditivo, leitura labial e aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Na Comunicação Total é permitido usar todas as formas possíveis de comunicação, como o uso de desenho, escrita, pantomima, sinais, fala oral, alfabeto manual, gestos, entre outros. Já o Bilinguismo destaca que a língua primeira, materna, para o surdo é a língua de sinais. Assim, o idioma do país passa a ser o segundo código de comunicação desse indivíduo. Nessa proposta, a criança surda é exposta, no contexto escolar, às duas línguas. O objetivo central é perceber essa pessoa cmo cidadão que faz parte de uma comunidade surda, com uma cultura própria.

Dúvida:

Quem conferiu status linguístico às Línguas de Sinais e quando isso aconteceu?

Resposta:

O linguista Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças. O linguista Stokoe observou que os sinais não eram imagens, mas símbolos abstratos complexos, com uma complexa estrutura interior.

Matriz:

Bilinguismo: L1 e L2

Dúvida:

No que consiste o Bilinguismo na educação de surdos ?

Resposta:

O bilinguismo é o ensino de língua portuguesa como segunda língua na modalidade escrita e língua brasileira de sinais como língua de Instrução, primeira língua. A proposta bilíngue requer que as aulas sejam ministradas através da língua de sinais e que o aluno surdo assista todas as disciplina condições de compreender qualquer conceito/conteúdo por meio de seu idioma visual, pois a LIBRAS é plena para transmitir toda e qualquer informação.

Dúvida:

O que é bilinguismo para surdos?

Resposta:

O bilinguismos compreender uma proposta educacional, sociológica, filosófica e política que reconhece os surdos como sujeitos bilíngues e bicuturais, cujas competências línguístcas em duas línguas sejam adquiridas pelos educandos dentro do processo formação escolar, que é o ensino de Língua portuguesa na Modalidade escrita como segunda língua (L2) e LIBRAS como primeira língua (L1), ou seja, com aulas através da língua de sinais, o aluno surdo assiste todas as disciplina com condições de entender, compreender e perceber todos os conceitos, as compceções e exposições através da LIBRAS, que é um sistema linguístico capaz de atender todas as necessidades comunicativas dos surdos e por ela apreender a língua portuguesa.

Dúvida:

O que é bilinguismo?

Resposta:

O bilinguismo para uma criança criança surda configura-se na co-existência da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa como línguas de interação e comunicação com a sociedade (família, escola, igrejas, grupos de amigos, etc). No cenário nacional, não basta simplesmente decidir se uma ou outra língua passará a fazer ou não parte do programa escolar, mas, sim, tornar possível a co-existência dessas línguas, reconhecendo-as de fato, atendando-se para as diferentes funções que apresentam no dia-a-dia da pessoa surda.

O ensino de língua portuguesa para surdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com